Banca de DEFESA: DANILO NOGUEIRA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANILO NOGUEIRA DE MEDEIROS
DATA : 13/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/xds-kgmf-pek
TÍTULO:

CONSTRUINDO NARRATIVAS NO CIBERESPAÇO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO HISTÓRICO E DIGITAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Letramentos histórico e digital. Construção de narrativas no ciberespaço.  


PÁGINAS: 215
RESUMO:

Esta dissertação é resultado de pesquisa sobre o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no Ensino de História para estudantes de 7º ano da Escola Estadual Manoel Carneiro da Cunha, localizada na cidade de Extremoz - RN. A problemática da investigação é: como empregar as TDICs para motivar os indivíduos nos estudos da disciplina, garantindo-lhes uso consciente dessas tecnologias e o desenvolvimento do pensamento histórico? Como solução para esse problema, adotou-se a hipótese de que é possível proporcionar a aprendizagem por estratégias de letramento histórico e digital, em contextos de ensino híbrido e com emprego de metodologias ativas na construção de narrativas históricas no ciberespaço. O objetivo principal da pesquisa é entender como letrar histórico-digitalmente estudantes do Ensino Fundamental nos Anos Finais. Assim, estabeleceu-se como objetivos específicos: analisar os prescritivos curriculares nacionais, contrapostos e significados à cultura escolar pesquisada; compreender as possibilidades teórico-metodológicas para proporcionar letramento histórico-digital; e elaborar uma intervenção de Ensino de História baseada na produção de conhecimento histórico escolar via mediação das TDICs. O problema investigativo da dissertação é tratado sob referencial teórico diversificado, oriundo de três campos de estudos. Um grupo de contribuições advém das pesquisas sobre ensinar História fundamentando-se na sua própria epistemologia, reflexões vindas dos campos da Educação Histórica e Didática da História. Outras contribuições são os estudos sobre a produção e investigação histórica na Era Digital, a História e a Historiografia Digital. O último conjunto de referenciais é originário da Pedagogia, dos campos que refletem sobre metodologias ativas de aprendizagem e ensino híbrido. Com esse aparato teórico, o desenvolvimento da reflexão está organizado em sucessivas etapas metodológicas. A primeira parte consiste na consulta e análise dos prescritivos curriculares, tanto os nacionais quanto os locais. A etapa subsequente investiga a cultura escolar da instituição de ensino. Segue-se a essas etapas a discussão sobre o referencial teórico metodológico. Posteriormente vem o planejamento da intervenção de ensino, que se trata de uma sequência bimestral de aulas-oficina para produção de narrativas históricas digitais. Como objeto de conhecimento da proposta de ensino, estuda-se a colonização da América portuguesa, a partir da experiência histórica local de Extremoz, povoação de origem colonial. Entre as principais conclusões da pesquisa, evidencia-se a importância de o emprego das TDICs não ocorrer dissociado dos objetivos essenciais do Ensino de História, mas sim em concomitância a eles, como parte integrante de um mesmo processo. Enfatiza-se também que a atualização do ensino da disciplina via TDICs para estimular os indivíduos nos seus estudos não depende exclusivamente de recursos materiais. Consequentemente, os recursos humanos, nesse caso os professores, são a chave do processo. Por esse fato, ressalta-se a importância de garantir aos docentes condições adequadas de formação, pesquisa, planejamento e trabalho para  atuarem em novos contextos sociais.   

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1170781 - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley - UERJ
Interna - 2527334 - VANESSA SPINOSA

Notícia cadastrada em: 07/10/2020 08:23
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