ENSINO DE GEOMETRIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE OBJETIVAÇÃO
Teoria da Objetivação; Ensino e aprendizagem de Geometria; Geometria na formação de professore
O presente estudo, intitulado Ensino e Aprendizagem de Geometria na perspectiva da Teoria de Objetivação, procura trazer algumas respostas sobre questões de caráter epistemológico e metodológico, nesta ordem: Como a Teoria da Objetivação pode subsidiar a elaboração de uma proposta de ensino e aprendizagem da Geometria Euclidiana no curso de formação de professores na Uni Púnguè (Moçambique)? A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Rio Grande do Norte, na linha de pesquisa “Cultura, Epistemologia e Educação em Ciências e Matemática”. Tem como finalidade: apontar os parâmetros essenciais e necessários para desenhar uma proposta de ensino e aprendizagem de Geometria, fundamentada na Teoria da Objetivação (TO), no curso de formação de professores de Matemática (Licenciatura em Matemática), na Universidade Púnguè, em Moçambique. Assim sendo, a pesquisa é de natureza teórica e a metodologia construída está assente na Teoria de Objetivação de Luís Radford. Partindo do programa da Geometria Euclidiana já em voga na Uni Púnguè e de documentos moçambicanos sobre o currículo da geometria escolar, fizemos a primeira aproximação do currículo do curso de geometria proposto. À medida que o referencial teórico da TO foi se constituindo como pilar e bússola de nossos estudos, tanto nos aspectos didáticos como pedagógicos e epistemológicos, foi preciso rever o currículo do curso. As atividades de sala de aula seguem as recomendações da TO, permitindo que o processo de ensino e aprendizagem agregue ao mesmo tempo um conjunto organizado de princípios teóricos, uma metodologia e algumas questões paradigmáticas de investigação. E assim a visão da TO sobre o ensino e aprendizagem de matemática revelou a necessidade de incluir questões de Etnomatemática e História da Matemática no currículo do curso de geometria para futuros professores de matemática. Além das reflexões na composição do currículo, elaboramos atividades de ensino e aprendizagem relativas à parte do currículo proposto, seguindo as recomendações da TO, aproximando assim o presente estudo do formato em que ele será utilizado em sala de aula.