Banca de DEFESA: PEDRO JUSTINO JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO JUSTINO JÚNIOR
DATA : 28/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/afn-bccw-phc
TÍTULO:

ENSINO DE GEOMETRIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE OBJETIVAÇÃO

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria da Objetivação; Ensino e aprendizagem de Geometria; Geometria na formação de professore


PÁGINAS: 130
RESUMO:

O presente estudo, intitulado Ensino e Aprendizagem de Geometria na perspectiva da Teoria de Objetivação, procura trazer algumas respostas sobre questões de caráter epistemológico e metodológico, nesta ordem: Como a Teoria da Objetivação pode subsidiar a elaboração de uma proposta de ensino e aprendizagem da Geometria Euclidiana no curso de formação de professores na Uni Púnguè (Moçambique)? A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Rio Grande do Norte, na linha de pesquisa “Cultura, Epistemologia e Educação em Ciências e Matemática”. Tem como finalidade: apontar os parâmetros essenciais e necessários para desenhar uma proposta de ensino e aprendizagem de Geometria, fundamentada na Teoria        da Objetivação (TO), no curso de formação de professores de Matemática (Licenciatura em Matemática), na Universidade Púnguè, em Moçambique. Assim sendo, a pesquisa é de natureza teórica e a metodologia construída está assente na Teoria de Objetivação de Luís Radford. Partindo do programa da Geometria Euclidiana já em voga na Uni Púnguè e de documentos moçambicanos sobre o currículo da geometria escolar, fizemos a primeira aproximação do currículo do curso de geometria proposto.  À medida que o referencial teórico da TO foi se constituindo como pilar e bússola de nossos estudos, tanto nos aspectos didáticos como pedagógicos e epistemológicos, foi preciso rever o currículo do curso. As atividades de sala de aula seguem as recomendações da TO, permitindo que o processo de ensino e aprendizagem agregue ao mesmo tempo um conjunto organizado de princípios teóricos, uma metodologia e algumas questões paradigmáticas de investigação.  E assim a visão da TO sobre o ensino e aprendizagem de matemática revelou a necessidade de incluir questões de Etnomatemática e História da Matemática no currículo do curso de geometria para futuros professores de matemática. Além das reflexões na composição do currículo, elaboramos atividades de ensino e aprendizagem relativas à parte do currículo proposto, seguindo as recomendações da TO, aproximando assim o presente estudo do formato em que ele será utilizado em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externa ao Programa - 2350596 - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES - nullInterno - ***.000.000-** - LUIS RADFORD - UL
Externa ao Programa - 2009206 - MARIA MARONI LOPES - nullExterno à Instituição - SERGIO ROBERTO NOBRE - UNESP
Externo à Instituição - SEVERINO CARLOS GOMES - IFRN
Notícia cadastrada em: 10/10/2022 16:38
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