O processo de apropriação de conhecimentos matemáticos na elaboração da síntese histórica do conceito no Clube de Matemática
Clube de matemática. Apropriação de conhecimentos matemáticos. Síntese histórica do conceito.
Nesta pesquisa temos como discussão central a apropriação dos conhecimentos necessários para a aprendizagem da docência de professores de Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Números no Clube de Matemática (CluMat). A pergunta problematizadora da pesquisa é “como ocorre o processo de apropriação de conhecimentos matemáticos na aprendizagem da docência no CluMat?”. Temos como objetivo investigar como ocorre a apropriação de conhecimentos matemáticos no processo de aprendizagem para a docência no CluMat. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1991), da Teoria da Atividade de Leontiev (1983) e os elementos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura (1996). A pesquisa é vinculada ao grupo Contar e ao projeto de extensão Clube de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na busca por levantamento de respostas ao nosso questionamento, organizamos a coleta de informações em dois momentos constitutivos: observação e apreensão da realidade. Para a observação utilizamos os recursos de vídeo-gravação e diário de campo da pesquisadora. Para apreendermos a realidade estudada aplicamos um questionário e desenvolvemos uma sessão reflexiva ao final do processo de elaboração da síntese histórica do conceito no CluMat, a partir desses instrumentos selecionamos episódios e cenas que compuseram nossos eixos de análise. A análise foi organizada a partir da ideia de unidades de análise de Vygotsky (1993), os episódios e cenas de Moura (2004). A organização dos dados se deu a partir de três eixos de análise: 1) Síntese histórica do conceito; 2) Conhecimento matemático; e 3) Movimento formativo. Os resultados nos deram indícios que futuros professores ao se apropriarem de um modo geral de organizar o ensino podem estar aprendendo sobre o trabalho docente, visto que a partir do desenvolvimento das ações do clube os professores deram sinais de apropriação dos conhecimentos necessários para a prática docente, estabelecendo o movimento de aprendizagem da docência em Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito no contexto do Clube de Matemática.