Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA RODRIGUES FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA RODRIGUES FERREIRA
DATA : 02/09/2022
HORA: 14:30
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

O processo de apropriação de conhecimentos matemáticos na elaboração da síntese histórica do conceito no Clube de Matemática


PALAVRAS-CHAVES:

Clube de matemática. Apropriação de conhecimentos matemáticos. Síntese histórica do conceito.


PÁGINAS: 172
RESUMO:

Nesta pesquisa temos como discussão central a apropriação dos conhecimentos necessários para a aprendizagem da docência de professores de Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Números no Clube de Matemática (CluMat). A pergunta problematizadora da pesquisa é “como ocorre o processo de apropriação de conhecimentos matemáticos na aprendizagem da docência no CluMat?”. Temos como objetivo investigar como ocorre a apropriação de conhecimentos matemáticos no processo de aprendizagem para a docência no CluMat. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1991), da Teoria da Atividade de Leontiev (1983) e os elementos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura (1996). A pesquisa é vinculada ao grupo Contar e ao projeto de extensão Clube de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na busca por levantamento de respostas ao nosso questionamento, organizamos a coleta de informações em dois momentos constitutivos: observação e apreensão da realidade. Para a observação utilizamos os recursos de vídeo-gravação e diário de campo da pesquisadora. Para apreendermos a realidade estudada aplicamos um questionário e desenvolvemos uma sessão reflexiva ao final do processo de elaboração da síntese histórica do conceito no CluMat, a partir desses instrumentos selecionamos episódios e cenas que compuseram nossos eixos de análise. A análise foi organizada a partir da ideia de unidades de análise de Vygotsky (1993), os episódios e cenas de Moura (2004). A organização dos dados se deu a partir de três eixos de análise: 1) Síntese histórica do conceito; 2) Conhecimento matemático; e 3) Movimento formativo. Os resultados nos deram indícios que futuros professores ao se apropriarem de um modo geral de organizar o ensino podem estar aprendendo sobre o trabalho docente, visto que a partir do desenvolvimento das ações do clube os professores deram sinais de apropriação dos conhecimentos necessários para a prática docente, estabelecendo o movimento de aprendizagem da docência em Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito no contexto do Clube de Matemática. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Externa ao Programa - 3059280 - HALANA GARCEZ BOROWSKY - UFRNExterna à Instituição - SANDRA APARECIDA FRAGA DA SILVA
Externo à Instituição - FREDY ENRIQUE GONZALEZ - UPEL
Notícia cadastrada em: 24/08/2022 20:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao