As inscrições poderão ser efetuadas no período de 23 a 25 de agosto de 2022. Edital em anexo.
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática oferecerá para o total de 15 (quinze) vagas para aluno especial conforme quadro:
DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS |
|||
VAGAS |
TURMA |
DOCENTE |
HORÁRIO (presencial*) |
05 |
DECM0001X - EPISTEMOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - (60 horas) Ementa/Descrição: Ciência como conhecimento humano. Ciência e Matemática como partes da cultura. Teorias do conhecimento científico e matemático. Apresentação de diversas perspectivas filosóficas acerca da ciência e da matemática. Epistemologia e pesquisa em ensino de ciências e matemática: aspectos teóricos e metodológicos. Contribuições da Filosofia da Ciência para o ensino-aprendizagem das ciências e da matemática. Relações entre Filosofia, História e Sociologia do conhecimento. |
ANDRE FERRER PINTO MARTINS |
3T2345 |
05 |
DECM0003X - SEMINÁRIO AVANÇADO I: TEORIAS DE APRENDIZAGEM - (60 horas) Ementa/Descrição: Palestras, estudos e discussões com diferentes pesquisadores, reconhecidamente atuantes na temática da disciplina: Teorias de Aprendizagem. O docente responsável pela disciplina organiza e providencia a vinda e apresentação dos pesquisadores convidados. Além disso, promove a discussão entre os alunos e avalia o rendimento acadêmico dos alunos na disciplina. |
ISAURO BELTRAN NUNEZ |
2T23456 |
05 |
DECM0019 - ARGUMENTAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS – (30 horas) Ementa/Descrição: Teoria da argumentação (visão referencialista e não-referencialista). Discurso em sala de aula como sistema de comunicação. Argumentação como ferramenta metodológica para a pesquisa e o ensino-aprendizagem de ciências. Papel no desenvolvimento de práticas epistêmicas no desenvolvimento do raciocínio crítico. Aspectos metodológicos da pesquisa e análise dos discursos em sala de aula. O Padrão de Argumentos de Toulmin. |
MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA |
6M56 |