Banca de DEFESA: SUSANE DE QUEIROZ VALE FREITAS

DISCENTE : SUSANE DE QUEIROZ VALE FREITAS
DATA : 12/08/2024
LOCAL: https://meet.google.com/zbc-geyy-mtk

EFEITOS DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO

Metodologias Ativas. Gamificação. Ensino-aprendizagem. Contabilidade. Gestão e Negócios.

O objetivo deste estudo é analisar os efeitos da gamificação no desempenho dos estudantes de Ciências Contábeis e Administração, analisando como a integração de elementos de jogos no ensino pode influenciar o engajamento, a motivação e o desempenho acadêmico em disciplinas de contabilidade seja facilitando nas tomadas de decisões ou desenvolvendo a capacidade de resolução de problemas. Com uma abordagem qualitativa, a metodologia incluiu a aplicação de atividade gamificada, seguidas de entrevistas com grupos focais e individuais para avaliar as percepções dos alunos triangulada com observação participante. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino superior em Caicó/RN no período letivo de 2024.1 e a amostra contou com a participação de 47 estudantes. Os resultados indicam que a gamificação aumentou o engajamento e a motivação dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo. Além disso, a estratégia gamificada facilitou a compreensão de conceitos de contabilidade e tomada de decisão. No entanto, a pesquisa também identificou limitações, como a restrição a apenas uma Instituição de Ensino e somente dois cursos, sugerindo a necessidade de estudos futuros serem ampliados dentro das áreas de gestão e negócios. Conclui-se que a gamificação tem um potencial promissor para melhorar a experiência de aprendizado no ensino superior, contribuindo para a formação de profissionais mais engajados e preparados.

Interna - 2550145 - EDZANA ROBERTA FERREIRA DA CUNHA VIEIRA LUCENA
Presidente - 2374828 - JOANA DARC MEDEIROS MARTINS
Externa à Instituição - JOSICARLA SOARES SANTIAGO - UFPB
Notícia cadastrada em: 25/07/2024 11:04