EFEITOS DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO
Metodologias Ativas. Gamificação. Ensino-aprendizagem. Contabilidade. Gestão e Negócios.
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os efeitos da gamificação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de graduação em Ciências Contábeis e Administração, analisando como a integração de elementos de jogos no ensino pode influenciar o engajamento, a motivação e o desempenho acadêmico em disciplinas de contabilidade. Justifica-se pela necessidade de explorar empiricamente as percepções e experiências dos alunos em relação à gamificação e seus resultados acadêmicos. Como metodologia será aplicado um jogo de tabuleiro montado do tipo Monoply com estudantes do 3º período dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração devidamente matriculados no período 2024.1 nas disciplinas de Contabilidade Intermediária e Contabilidade Aplicada à Administração, respectivamente, onde a análise de dados será feita pela triangulação das informações coletadas utilizando as técnicas de grupo focal, questionário individual e observações do pesquisar. Espera-se que a gamificação melhore significativamente o engajamento e a motivação dos estudantes, refletindo-se em um melhor desempenho acadêmico. Além disso, espera-se identificar boas práticas e possíveis desafios na implementação da gamificação no ensino superior. Os resultados poderão servir como base para futuras pesquisas e para a implementação de estratégias gamificadas em outras disciplinas da área de gestão e negócios.