Readability em Empresas Brasileiras com Governança Corporativa
Legibilidade. Governança Corporativa. Custos de Agência.
A clareza da narrativa textual é vital para entender e interpretar as informações contidas em relatórios financeiros. Este estudo contribui para a literatura que trata da legibilidade das informações apresentadas nesses relatórios, especificamente: por investigar se o nível de governança corporativa das empresas brasileiras impacta na relação legibilidade versus custos de agência no contexto brasileiro de empresas com Governança Corporativa. A ausência de legibilidade das demonstrações contábeis é significante em relação aos problemas de agência e isso implica teórica e empiricamente que minimizar os problemas de agência permite melhorar a governança corporativa das empresas, além de contribuir aos órgãos reguladores. A população da pesquisa consiste em 138 empresas participantes do Novo Mercado e 47 empresas participantes dos Níveis 1 e 2, referentes ao período de 2017 a 2019. Através da mensuração da legibilidade dos relatórios analisados, propõe-se a analisar se as empresas com maior legibilidade das demonstrações contábeis apresentam menores custos de agência e se o nível de governança impacta nessa legibilidade .