Banca de DEFESA: EDLA FREIRE DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDLA FREIRE DE MELO
DATA : 31/05/2024
LOCAL: Auditório Oscar Chamberlain – LabTam (2° andar Nupprar)

Craqueamento catalítico do óleo da Pachira aquatica Aubl.: estudo de PY-GC/MS utilizando HZSM-5.

óleo de Munguba; pirólise flash; bio-aromáticos; hidrocarbonetos renováveis

Os biocombustíveis desempenham um papel crucial na transição para uma matriz energética mais sustentável e favorável ao meio ambiente. O óleo obtido das sementes do fruto da Pachira aquatica Aubl. (PAA), também conhecida como Munguba, destaca-se como uma promissora fonte de matéria-prima para a produção de biocombustíveis

e compostos químicos de interesse industrial, através de processos de conversão termoquímica. Sua composição apresenta quantidades significativas de ácidos graxos saturados, destacando-se o ácido palmítico (C16:0), juntamente com os ácidos graxos insaturados oleico (C18:1) e linoleico (C18:2). O objetivo deste estudo é caracterizar as sementes e o óleo proveniente da PAA com foco na avaliação de seu potencial energético para a produção de biocombustíveis avançados drop-in de 2G e produtos de valor para a indústria química. As sementes foram coletadas e, após limpeza e caracterização, o óleo foi extraído por prensagem mecânica. Entre as caracterizações das sementes, os teores de cinzas (4,05%), umidade (3,09%), componentes voláteis (91,79%) mostraram-se consistentes com estudos anteriores realizados em sementes da mesma espécie. Do óleo extraído, observou-se um rendimento satisfatório de 36,0%, além de uma notável estabilidade térmica, suportando temperaturas de até 250 °C e apresentando elevado poder calorífico (37,94 MJ/kcal). Análises físico-químicas abrangentes, incluindo cinzas, densidade, viscosidade e determinação dos índices de acidez, iodo, saponificação, peróxidos e refração foram realizadas. Um estudo preliminar por pirólise analítica convencional do óleo revelou predominância na formação de hidrocarbonetos alifáticos na faixa de C7-C18, com baixa quantidade de compostos oxigenados. Já na pirólise catalítica utilizando a zeólita do tipo HZSM-5, observou-se uma significativa redução dos compostos oxigenados, com a predominância de hidrocarbonetos alifáticos nas faixas de C4-C13 a 500 °C e de C7-C14 a 300 °C, com característica de combustíveis drop-in para aviação. A partir desses dados, foi realizado um planejamento fatorial 32 em conjunto com a metodologia da análise de componente principal (ACP) e superfície de resposta (RSM) para investigar o efeito das variáveis independentes de temperatura do leiro catalítico (300, 400 e 500 °C) e da razão biomassa/catalisador (2, 6 e 12 mg de catalisador) nas variáveis de resposta, como teor de hidrocarbonetos pelo número de carbonos nas cadeias e teor de compostos por faixa de biocombustíveis. A melhor condição mostrou-se com a menor temperatura (300 °C) e menor quantidade do catalisador (2 mg) apresentando melhor distribuição de produtos nos gaps de gasolina (46,5%), diesel (91,2%), querosene (56,8%) e óleo lubrificante (54,8%). Em todas as variações das temperaturas do leito catalítico não houve formação de produtos oxigenados e um elevado rendimento em compostos aromáticos, incluindo benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno (BTEX), que são produtos de grande interesse industrial. A utilização do catalisador HZSM-5 proporcionou um aprimoramento nos produtos formados, devido à sua capacidade de promover a descarbonização, descarbonilação, desoxigenação e aromatização das estruturas, devido às suas propriedades ácidas e à estrutura porosa. Esses resultados apontam para o significativo potencial de aplicação do óleo das sementes da PAA na obtenção de biocombustíveis avançados drop-in e seletividade em bioprodutos aromáticos para a indústria química.

Presidente - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Interna - 1569526 - RENATA MENDONÇA ARAUJO
Externa ao Programa - 1979301 - RENATA MARTINS BRAGA - UFRNExterno à Instituição - ADRIANO LINCOLN ALBUQUERQUE MATTOS - EMBRAPA
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ FRANCISCO ALVES - UFRN