PPGQ/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: Indisponible https://posgraduacao.ufrn.br/ppgq

Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEISON JOSE MEDEIROS LEOPOLDINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLEISON JOSE MEDEIROS LEOPOLDINO
DATA: 24/11/2011
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

AS RELAÇÕES AFETIVAS NA PRÁTICA TUTORIAL E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM NO CURSO À DISTÂNCIA DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Superior à Distância; Afetividade; Química e Aulas experimentais


PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
RESUMO:

No ensino à distância de licenciatura plena em Química da Secretária de Educação à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN) o professor-tutor de disciplinas experimentais estabelece as relações mais próximas com os alunos, mediando as ações pedagógicas que se desenvolvem, tendo em vista, a concretização dos princípios da autonomia e da aprendizagem, contribuindo para a criação de ambientes de aprendizagem colaborativos pautados pela afetividade. O trabalho expõe o resultado de uma pesquisa empírica sobre esta afetividade na prática tutorial em aulas experimentais na modalidade de ensino à distância no curso de licenciatura plena em Química do polo de Currais Novos/RN, realizado entre os anos de 2009 e 2010. O estudo está fundamentado na metodologia semi-quantitativa, onde os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas, com 48 (quarenta e oito) discentes envolvidos no curso à distância e selecionados visando compor um grupo que apresentasse variabilidade, conforme as diretrizes que guiam os processos de amostragem nas pesquisas semi-quantitativas. Os resultados, baseados em categorias teóricas e empíricas provenientes da análise dos dados das entrevistas, foram complementados pelas informações obtidas com a observação participativa que serviu também para orientar a coleta de dados do corpus deste trabalho. Com os resultados obtidos foi possível entender que há clareza, sobre o que caracteriza uma relação afetiva entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em aulas experimentais do ensino em Química da Educação à distância (EaD). Além disso, ficou evidente, também, que o processo dialógico no ensino-aprendizagem, e na experimentação de Química da educação superior à distância precisa se balizar em atitudes afetivas equilibradas, que valorizem o erro experimental e o respeito às múltiplas possibilidades de construção do conhecimento por movimentos de interação social, seja individuais e/ou coletivos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350633 - ADEMIR OLIVEIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Interno - 1308577 - SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER
Notícia cadastrada em: 07/11/2011 10:08
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