Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ ROBERTO FERNANDES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ ROBERTO FERNANDES PEREIRA
DATA : 30/11/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Departamento de Morfologia
TÍTULO:

AVALIAÇÃO ESTEREOLÓGICA DOS EFEITOS DA AYAHUASCA (BANISTERIOPSIS CAAPI E PSYCHOTRIA VIRIDIS) NO CÓRTEX SOMATOSSENSORIAL DE SAGUIS (CALLITHRIX JACCHUS) JUVENIS INDUZIDOS AO ESTRESSE CRÔNICO.


PALAVRAS-CHAVES:

Banisteriopsis; Callithrix; Córtex Somatossensorial; Transtorno Depressivo Maior.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Os transtornos de humor estão entre as doenças neuropsiquiátricas mais comuns em seres humanos, mas pouco se sabe sobre sua neurobiologia. O objetivo desse estudo avaliar os efeitos da Ayahuasca no tratamento da depressão em parâmetros morfoquantitativos no córtex somatossensorial primário de saguis (Callithrix jacchus). O animal experimental utilizado no estudo foi o sagui (Callithrix jacchus), validado como um modelo translacional animal de depressão juvenil. Os espécimes foram obtidos por meio do Núcleo de Primatologia dado UFRN. Todo o processo foi acompanhado por um médico veterinário e esta pesquisa foi autorizada pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Para os resultad os foram utilizad os 6 animais, d esignad os aleatoriamente em 3 grupos, sendo 2 no grupo família (GF), 2 no grupo isolado (GI) e 2 no grupo tratado (GT), com idade de 7 a 9 meses no início do experimento, quando são classificados como juvenil I e II. Os animais do GF, correspondem ao controle positivo; os do GI, constituem o grupo controle negativo; e os do GT, formam grupo experimental. Os animais receberam o chá da ayahuasca, fornecida pelo Departamento de Fisiologia da UFRN, por gavagem. Foi realizada perfusão, craniotomia e microtomia. Após isso, as secções obtidas foram coradas com a técnica de Nissl, usando tionina como corante. Na estereologia foi utilizado o método de Cavalieri para análise dos volumes das áreas do córtex somatossensorial I (A3A, A3B, A1/2) entre os grupos de animais (GF, GI, GT). O Grupo GT apresentou os maiores volumes em todas as áreas. Além disso, a área A1/2 evidenciou os volumes mais altos em todos os grupos. Em contraste, o Grupo GF exibiu consistentemente os menores volumes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4363493 - EXPEDITO SILVA DO NASCIMENTO JUNIOR
Interno - 1076490 - FERNANDO VAGNER LOBO LADD
Interno - 3492786 - RUTHNALDO RODRIGUES MELO DE LIMA
Notícia cadastrada em: 20/11/2023 17:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao