Definição dos objetivos instrucionais da taxonomia de Bloom revisada no contexto da anatomia humana.
Anatomia humana, taxonomia de Bloom, objetivos educacionais.
INTRODUÇÃO: A Anatomia humana tem sido um dos eixos fundamentais do ensino da educação médica por centenas de anos. Na verdade, muitos argumentam que ela sobreviveu ao teste pedagógico mais exigente, o tempo. Pensando no desenvolvimento de novas metodologias e na adaptação das metodologias já existentes, torna-se necessário o uso de ferramentas que possam ser utilizadas para facilitar a estruturação das aulas, permitindo assim, a maximização da capacidade de aprendizado. Uma ferramenta que pode auxiliar nesse propósito é a Taxonomia de Bloom, que, em sua versão revisada utiliza uma tabela bidimensional que direciona o uso de verbos, na definição dos objetivos educacionais que serão aplicados na construção da ementa de componentes curriculares e planos de aula. OBJETIVO: Realizar a construção de uma tabela descrevendo as dimensões da cognição e do conhecimento da taxonomia de Bloom que serão aplicadas na elaboração de planos de aulas no componente curricular da anatomia humana. METODOLOGIA: A proposta será construída com base na tabela bidimensional de Bloom, já estabelecida, com a alocação de verbos que sejam aplicáveis ao contexto da Anatomia humana. O desenvolvimento dos planos considera a aquisição de conhecimentos e competências de natureza teórico-práticas organizados em categorias de crescente complexidade. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aplicação da taxonomia dos objetivos instrucionais oferece base para a avaliação do desempenho dos alunos e na aquisição de competências e habilidades no campo da anatomia humana, em níveis crescentes de complexidade. CONCLUSÃO: A taxonomia de Bloom revisada se mostra como um instrumento eficiente para o desenvolvimento de objetivos educacionais e pode ser aplicada no contexto da anatomia humana para o uso tanto de metodologias tradicionais como metodologias ativas.