RESGATANDO OS FIOS DA MEMÓRIA: PRODUÇÃO DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS
Memórias literárias. Sequência didática. Retextualização. Produção textual.
Diante das diferentes demandas que a sociedade impõe sob o viés das competências e habilidades do sujeito, reconhecemos que é fundamental pensar o lugar do ensino de Língua Portuguesa frente à elaboração de conhecimentos que consolidem um trabalho significativo com a língua. Nessa perspectiva, surgiu esta proposta de intervenção pedagógica que tem como objetivo geral desenvolver as competências e habilidades de escrita dos alunos por meio de sequências didáticas (SD) para a produção do gênero discursivo memórias literárias, como forma de promover e/ou fortalecer laços de pertencimento ao lugar em que estão inseridos e o contato entre gerações. Como objetivos específicos, estabelecemos: propor uma Sequência Didática; aprimorar a escrita dos alunos por meio de produções textuais do gênero memórias literárias; empregar os recursos e mecanismos linguísticos necessários ao processo de retextualização na construção do gênero memórias literárias e, por último, construir com os alunos um livro de memórias literárias. Para a construção desse gênero discursivo, entrevistas serão realizadas com familiares e/ou com demais membros da comunidade em que o aluno vive (pessoas com mais idade e experiencias de vida) como forma de promover e/ou fortalecer laços de pertencimento ao lugar em que estão inseridos e o contato entre gerações. Para subsidiar o trabalho, utilizamos o modelo de sequência didática apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), são pesquisadores do processo de ensino da Língua Materna para a construção do conhecimento e o uso dos gêneros na interação social. Nesse processo utilizamos os estudos de Marcuschi (2010), Bakhtin (1999 - 2011) nas questões de gêneros e retextualização; Candau (2014), Hall (2003), Le Goff (1990), Bauman (2005), Pollak (1992), Aragão (1992), e Oliveira (2015) cientistas que buscam trabalhar a questão da construção da identidade e da memória; Canuto (2010) que enfatiza a importância dos gêneros para aquisição da leitura e compreensão textual; Ferronato (2007) que enfatiza a importância da interação entre o autor, o texto e o leitor entre vários outros autores que auxiliaram no desfechos das ideias fornecendo um norte teórico para a construção desse trabalho. Quanto aos aspectos metodológicos, este trabalho se configura como uma pesquisa-ação sob a perspectiva de Thiollent (1986) e apresenta uma abordagem qualitativa dos dados fundamentada nos estudos de Lüdke e André (2013). Nossa proposta didática foi elaborada pensando numa possível aplicação na turma do 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal, situada no município de Campo Redondo/RN. Para a realização das atividades foram utilizados alguns textos escritos por alunos do Ensino Fundamental II de escolas públicas do Brasil para o Caderno Se bem me lembro... compilados em um caderno do docente (publicações finais) como principal instrumento avaliativo do Programa de Políticas Públicas conhecido como Olimpíada da Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro em que tem como uma de suas propostas trabalhar o gênero memórias literárias. Assim, entendemos que o ensino de Língua Portuguesa com os gêneros discursivos, especificamente, as memórias literárias, pode ser um auxiliador para o aperfeiçoamento da produção textual, uma vez que será possível ampliar o conhecimento do aluno em relação às características estruturais, linguísticas e socio-discursivas desse gênero, e ao mesmo tempo, motivá-lo quanto às práticas de leitura e escrita. Além disso, possibilitará ao aluno desenvolver o domínio ativo do discurso, que vai possibilitar-lhe atuar efetivamente nas várias situações comunicativas das instâncias sociais das quais participa, já que os gêneros são constituídos de situações comunicativas concretas, ocorridas nas diversas esferas de atividade humana.