A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE OS CONECTORES EM TEXTOS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gênero discursivo; resumo escolar; conectores; sequencia didática.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos conectores na produção do gênero resumo escolar por alunos do 9º ano do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos em Koch (1988; 2001; 2018), Bakhtin (2000), Antunes (2017), entre outros. No âmbito metodológico, adotamos os pressupostos da pesquisa-ação de Thiollent (1986) e realizamos o trabalho com alunos do 9º ano do ensino fundamental na escola Dr. Antônio Fernandes de Medeiros, que faz parte da rede pública de ensino do estado da Paraíba e está situada na cidade de Malta/PB. Por se tratar de um trabalho com viés prático e com vistas a resolução de um problema, proporemos uma sequência didática que enfoque o uso dos conectores na construção do gênero resumo seguindo o modelo de Dolz e Schneuwly (2004). Esperamos que a presente pesquisa possa oferecer contribuições teórico-metodológicas tanto para os docentes, quanto para os discentes da educação básica.