AS ANÁFORAS DIRETAS NO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA NARRATIVA: UM ESTUDO EM PRODUÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Referenciação. Anáfora direta. crônica narrativa.
O presente trabalho objetiva analisar o processo de referenciação, especificamente a anáfora direta, na construção de sentido nos textos produzidos pelos alunos do 8º ano, do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Fortaleza/CE, no gênero textual crônica narrativa. De modo específico, identificar o uso da referenciação nos textos produzidos pelos alunos; identificar as anáforas usadas pelos alunos no momento da escrita; analisar como as anáforas diretas contribuem para a construção dos sentidos do texto; interpretar como estas anáforas diretas contribuem para a construção de sentidos dos textos. Para dar conta desses objetivos, partimos dos apontamentos teóricos de Marcuschi (2008), Cavalcante (2012, 2013, 2014), Custódio Filho (2014); Brito (2014), Koch (2004, 2005, 2006, 2007, 2013); Bentes (2005), Antunes (2005), Bakhtin (2011), Bender e Laurito (1993), Dulcina (2005), Costa (2008), dentre outros. Do ponto de vista metodológico, este trabalho segue as orientações da pesquisa ação proposta por Thiolent (1998, 2011), além de adotar como procedimento de análise a abordagem qualitativa dos dados (Bortoni-Ricardo, 2008; Bogdan e Biklen (1994). O corpus foi gerado a partir de uma intervenção pedagógica organizada nos moldes de uma sequência didática (Schneuwly; Dolz, 2004). Como resultados, esperamos que os alunos do oitavo ano do ensino fundamental percebam a utilização dos elementos referenciais de forma a construir sentido nos textos produizos .