EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO: O GÊNERO MEMÓRIAS NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO
Letramento literário. Memórias literárias. Hábito de leitura.
Esse estudo pretende analisar a contribuição da vivência de letramento literário na formação leitora de alunos de 7º ano de escola de rede estadual de ensino através do gênero textual memórias literárias. O projeto tomou como base a problemática do desinteresse dos alunos pela leitura de textos literários para a organização da sequência básica, organizada por Cosson (2006), lastreada pelo tema memória, o qual os estudos de Bosi (2004), Candau (2011) e Hawbwachs (1990) ajudaram a conceituar, que toma como objeto principal o livro Bisa Bia, Bisa Bel (1982), de Ana Maria Machado. Durante oito oficinas, organizadas ao longo de dez aulas, realizaremos atividades que envolvem não apenas a leitura da referida obra, mas a inserção do universo temático que a envolve, através de filme, música, entrevistas. Como resultado desse trabalho, esperamos estimular a competência leitora e a formação do hábito de leitura nos alunos.