LITERATURA POTIGUAR EM SALA DE AULA:DESATANDO OS NÓS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO
Literatura Potiguar, Ensino, Letramento literário
É bem verdade que para gostarmos de ler é preciso interagir, se reconhecer no texto. Só assim, de fato acontece a leitura. Porém, não é de hoje que essa vem sendo a pedra no sapato da maioria dos professores de Português das escolas brasileiras: formar leitores. Diante da questão,propomos com a pesquisa-ação, investigar as possibilidades de trabalho do professor de ensino básico com a Literatura, objetivando estimular a construção da identidade dos alunos, no contexto da produção norte-rio-grandense. A proposta interventiva está baseada na aplicação e validação da Sequência básica de Cosson (2014), aplicada a uma turma do 6º ano do ensino fundamental de escola rural, em diálogo com a literatura enquanto humanizadora de Candido (2007) e os aspectos de tradição e continuidade literária de Todorov (2010). Propomos ainda, questionar a disponibilidade do espaço, em sala de aula, para discutir estratégias que reincidam no domínio do conhecimento acumulado sobre o tema, na perspectiva do letramento literário, contribuindo para o processo de ensino/aprendizagem de literatura em salas de aula do ensino fundamental. Além de possibilitar um olhar reflexivo sobre a necessidade de divulgação e reconhecimento do patrimônio literário estadual e, consequentemente, do nosso município. A relevância desta pesquisa está no fato de buscar resposta para a reversão do quadro de baixo desempenho em leitura literária e marginalização da literatura potiguar, apresentada no contexto de sala de aula e escolar, haja vista que essa tem o poder de contribuir na formação de uma identidade própria, bem como preservar e/ou almejar a tradição e continuidade literária,oportunizando aos alunos a compreensão do texto literário enquanto prática social. Em suma,sensibilizar professores no seu fazer pedagógico e novos leitores na perspectiva de letrá-los literariamente.