Ensino de Literatura: Análise da Obra "O Cortiço" sob a Perspectivva da Estética da Recepção Aplicada aos Alunos do 9º Ano da Escola Professora Maria José Macário Coelho
Literário. Estética da recepção. Sentido. Leitor. O cortiço.
Quando pensamos na experiência da leitura, a obra literária seria aquilo que é oferecido à consciência de um leitor, o texto literário não deve ser uma realidade independente dessa consciência, que sente e percebe os significados de uma forma particular, contínua, livre de amarras impostas por delimitações alheias. A obra literária precisa de seu leitor para percorrer diferentes épocas e contextos e existir, de fato. Fazer o autor perder a unidade detentora de sentidos e possibilitar ao texto a liberdade necessária para desprender-se dos preceitos estruturalistas e formalistas que - por atribuírem exclusivamente à própria textualidade a responsabilidade interpretativa de uma obra, não privilegiaram o leitor nessa relação - é o pressuposto levantado pela estética da recepção, corrente contemporânea da teoria da literatura, escolhida para nortear este projeto de intervenção. A proposta deste projeto é centrada em utilizar a estética da recepção, desenvolvida através de uma sequência didática básica, para valorizar o papel ativo do aluno/ leitor na análise e interpretação de uma obra fundamental da literatura brasileira (O cortiço). A pesquisa para fundamentação teórica recorre à aplicação de conceitos de grandes predecessores e estudiosos da teoria receptiva como Barthes (1968), Eagleton (1989), Jauss (1994), Iser (1999), assim como teóricos que nos auxiliam nas novas formas de compreender o texto literário, como Zilberman (1989), Cândido (2000), Cosson (2009), Oliveira (2009), Zappone (2009), dentre outros.