A PESQUISA ORIENTADA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO INFORMACIONAL EM UMA TURMA DE 8º ANO
Letramento informacioonal. Ensino de Língua Portuguesa. Pesquisa-ação.
Vivemos em uma sociedade em que há uma grande disponibilidade de informações, sobretudo em função do advento e da popularização das tecnologias digitais a partir das últimas décadas. Mas será que a escola tem preparado seus alunos para saberem lidar de maneira segura e autônoma com essa gama de recursos informacionais disponíveis? Embora os PCN já apontassem que essa seria uma das responsabilidades da escola, percebemos que ela ainda não tem cumprido plenamente com essa função, pois os alunos apresentam muitas dificuldades no que se refere à busca e ao uso da informação. É neste contexto que planejamos desenvolver uma intervenção didática em uma turma de 8º ano da EMEF Ana Maria Gomes, Picuí-PB, com o objetivo de analisar, a partir do desenvolvimento de práticas de letramento informacional, a melhoria do desempenho dos alunos em termos de busca, seleção, mapeamento, avaliação e usos da informação e sua contribuição para a produção escrita em diferentes eventos de letramento. Para fundamentar a nossa pesquisa transitamos pelos conceitos de letramentos (KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009) e letramento informacional (CAMPELLO, 2009). Desenvolveremos a intervenção tendo como orientação metodológica a pesquisa-ação por envolver uma questão prática e a sua melhoria, bem como uma reflexão sobre esta prática. Faremos ainda uma abordagem qualitativa dos dados emanados da pesquisa que se desenvolverá através de sequências didáticas nas quais os alunos desenvolverão habilidades para a realização da pesquisa orientada e para a melhoria no trato com os recursos informacionais de um modo geral