A LITERATURA POPULAR NA SALA DE AULA:
Uma proposta para o ensino de leitura literária
Leitura literária. Literatura popular. Ensino. Letramento literário
Esta pesquisa pretende vivenciar a leitura literária na sala de aula, tendo a literatura popular como artefato propício para estimular o letramento literário, objetivando utilizar o poema de cordel como estratégia propiciadora para a construção e formação do leitor. Partindo de uma realidade, ainda comum, onde os alunos apresentam dificuldades de leitura e compreensão do texto literário e caracterizados como participantes de um contexto social inerente à periferia urbana, uma turma de sexto ano, do Ensino Fundamental, da rede pública municipal, realizamos uma intervenção, baseada na pesquisa-ação (Thiollent, 2011), sob a perspectiva do letramento literário (Cosson, 2007). A realização dessa ação interventiva ocorreu por meio de oficinas de leitura, onde houve o entrelaçamento da linguagem conotativa e expressiva, inerente ao texto literário, seja ele erudito ou popular. O presente estudo fundamenta-se, principalmente, nos pilares de Candido (1995), quando afirma que a Literatura é um bem inalienável e humano. Para tratar da literatura popular temos os estudos de Pinheiro (1995); Pinheiro e Marinho (2012); sobre poesia e encantamento e a função social do poema, Moisés (2012); o ato de ler e sua importância, Freire (2003); tratando da leitura e seu ensino Zilberman (2008); Kleiman (2002); Soares (1999) e quando nos reportamos à literatura popular Luyten (1992). Com a intervenção dessa natureza de pesquisa, aliada à prática, esperamos obter êxito na construção da formação leitora dos alunos participantes mediante a interação que será desenvolvida nas práticas de leitura, oferecendo momentos pertinentes à formação também humana.