A ORALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO LIVRO DIDÁTICO DE 6º E 7º ANO DO EJA
Palavras-chave: Oralidade; Ensino; Diálogo; Livro Didático
O presente trabalho configura-se como um estudo acerca da oralidade no ensino de Língua Portuguesa no livro didático do EJA. Neste trabalho, objetiva-se investigar de que forma o livro o didático destinado à Educação de Jovens e Adultos - EJA, do 6º e 7º ano, da coleção “É tempo de aprender” contempla atividades com práticas orais nos materiais apresentados. Também, trata-se de um trabalho com vistas à apresentação de uma proposta que venha a preencher possíveis lacunas observadas com relação à utilização das práticas sociais orais da Língua Portuguesa na escola pública, já que, reconhecidamente, a modalidade escrita é a mais privilegiada em sala de aula e na maioria dos manuais que orientam o ensino. Neste estudo, se tem como ponto de partida a crença nos princípios da pedagogia do diálogo, do educador Paulo Freire, já que integram uma visão na direção de práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento do diálogo na sala de aula, visando a formação do sujeito crítico, que saiba se posicionar, argumentar, defender pontos de vista, usando a língua oral ou escrita, nas diversas situações sociais. Nessa direção, do ponto de vista específico, pretende-se identificar, descrever e interpretar as atividades propostas com os gêneros orais, a partir de bases teóricas advindas de contribuições interacionais de autores como Marcuschi (2001, 2005), Fávero, Andrade e Aquino (1999), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Além disso, buscar-se-á apresentar propostas de atividades pedagógicas que possam ser integradas às já existentes, a partir dos dados de investigação, postulando-se o desenvolvimento mais efetivo de habilidades orais dos alunos, direcionadas ao ensino de Língua Portuguesa para o EJA, como forma de fornecer subsídios aos docentes dessa área.