Diários de Leituras – uma ferramenta na construção de leitores responsivos no Ensino Fundamental
Diário de leituras; enunciado concreto; gêneros do discurso; relações dialógicas.
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo sistematizar a elaboração de Diários de Leituras escritos por alunos do Ensino Fundamental, a partir de uma noção de enunciado visto como unidade de significação necessariamente contextualizado. O projeto será desenvolvido em uma turma de 32 alunos do 9º ano do ensino fundamental, escolhida por ser o último ano do nível de ensino, partindo do que é elencado como objetivos do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. O projeto se fundamenta principalmente na teoria discursiva do Círculo de Bakhtin, encontrando em Bakhtin (2003), em especial às noções de enunciado e gêneros de discurso. Ao desenvolver a sequência nos baseamos em Machado (1998), no que diz respeito a Diários de Leituras. Além disso, definimos leitura e escrita a partir de Antunes (2003), Geraldi (2012) e Solé (2009), entre outros.