Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUELE MÔNICA NERIS GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANUELE MÔNICA NERIS GOMES
DATA: 22/08/2014
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DO DELET
TÍTULO:

Diários de Leituras – uma ferramenta na construção de leitores responsivos no Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Diário de leituras; enunciado concreto; gêneros do discurso; relações dialógicas.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo sistematizar a elaboração de Diários de Leituras escritos por alunos do Ensino Fundamental, a partir de uma noção de enunciado visto como unidade de significação necessariamente contextualizado. O projeto será desenvolvido em uma turma de 32 alunos do 9º ano do ensino fundamental, escolhida por ser o último ano do nível de ensino, partindo do que é elencado como objetivos do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.  O projeto se fundamenta principalmente na teoria discursiva do   Círculo de Bakhtin, encontrando em Bakhtin (2003), em especial às noções de enunciado e gêneros de discurso. Ao desenvolver a sequência nos baseamos em Machado (1998), no que diz respeito a Diários de Leituras. Além disso, definimos leitura e escrita a partir de Antunes (2003), Geraldi (2012) e Solé (2009), entre outros.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Externo à Instituição - RISOLEIDE ROSA FREIRE DE OLIVEIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 01/08/2014 14:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao