PROCESSOS DIÁLOGICOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CHAPEUZINHO AMARELO, FITA VERDE NO CABELO E CHAPEUZINHO VERMELHO E UMA PROPOSTA DE ESCRITA DE CONTOS
Ensino, literatura, intertextualidade, Chico Buarque, Guimarães Rosa, Grimm.
Este trabalho trata de uma sequência didática com três textos literários aplicada a uma turma do 7° ano a partir de uma perspectiva dialógica e comparatista entre as obras: Chapeuzinho amarelo, de Chico Buarque, Fita verde no cabelo, de Guimarães Rosa, e Chapeuzinho vermelho, dos irmãos Grimm. Compreende questões referentes ao processo de ensino-aprendizagem desencadeado a partir de tal aplicação, e como produto final obteve–se a elaboração de contos produzidos pelos alunos. Para refletir sobre a função da literatura e sobre literatura e ensino, buscou-se apoio teórico no pensamento de Compagnon, em Literatura para quê?; de Todorov, em A literatura em perigo, da reflexão de Antonio Candido presente no ensaio “O direito à literatura” e de Leyla Perrone-Moisés, no ensaio “Literatura para todos”. No que se refere à aplicação dos textos literários em sala de aula, adotou-se a perspectiva dialógica, segundo a sistematização de Bakhtin, e o modelo de sequência didática proposto por Cereja (2005), presente em seu livro Ensino de literatura, e Rildo Cosson (2010), em Letramento literário: uma proposta para a sala de aula.