Funções de Tipo Média sobre Números Fuzzy Trapezoidais Equipados com uma Ordem Admissível e o Problema de Estabelecer um Índice de Qualidade de Vida de Cidades
Números fuzzy trapezoidais; Ordem admissível; Função tipo média; Integral discreta de Choquet; Índice de qualidade de vida.
Este trabalho estabelece as bases de uma teoria de funções do tipo média sobre números difusos trapezoidais, dotados de uma ordem admissível, ou seja, uma ordem linear que refina uma ordem parcial específica. Com esse propósito, se investigou uma ordem admissível sobre os números fuzzy trapezoidais "compatível"com as operações aritméticas. Recentemente, foi generalizado para números fuzzy triangulares munidos de uma ordem admissível. Nesta dissertação. adaptamos este trabalho para números fuzzy trapezoidais, e adicionando novas classes de funções do tipo média, como as funções médias ponderadas ordenadas e integrais discretas de Choquet, ambas sobre o conjunto dos números fuzzy trapezoidais munidos de uma ordem admissível e se investigou também propriedades como simetria, homogeneidade, comonotonia e autoidentidade. Para demonstrar a aplicabilidade dessa abordagem, propomos, a modo de exemplo ilustrativo, a obtenção de um índice de qualidade de vida em três cidades chilenas, considerando variáveis climáticas. Dado que essas variáveis apresentam unidades distintas, desenvolvemos um método para seu tratamento que transforma essas informações em números fuzzy e aplica funções de tipo média para números fuzzy trapezoidais considerando uma ordem admissível lexicográfica.