Avaliação formativa no internato de medicina
Avaliação educacional; educação médica; internato de medicina.
Introdução: A avaliação formativa é um processo que visa contribuir na formação do profissional, envolve a apropriação do conhecimento atribuindo significado. Assim, o estudo sobre a avaliação formativa no internato de medicina é pertinente ao escopo da educação médica. Objetivo: Estudar o processo de avaliação formativa no internato do curso de graduação de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Método:Trata-se de uma pesquisa observacional, numa abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário para os docentes e outro para os discentes, no período de 07/2021 a 12/2021. Resultados e discussões: Identificada necessidade de publicizar a essência da avaliação formativa. Para tanto, uma narrativa digital foi desenhada. Foram respondidos 27 questionários pelos docentes e 79 discentes. Tanto os docentes quanto os discentes realizam avaliação formativa, contemplando os objetivos e utilizando métodos e instrumentos diversos. Aplicações práticas na formação dos profissionais da saúde: A avaliação formativa traz ganhos qualitativos sobre o processo ensino-aprendizagem. O conhecimento sobre o caminho desenvolvido na avaliação formativa no internato de medicina possibilita aprimorar o processo e construir novos projetos. Contribui também na formação de profissionais mais autônomos e reflexivos, comprometidos com o contexto das demandas de saúde atuais.