A ATENÇÃO PRÉ-NATAL COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
Educação interprofissional; práticas colaborativas; assistência à saúde.
A educação interprofissional (EIP) vem ganhando um espaço cada vez maior dentro da formação dos profissionais de saúde em todo o mundo por abordar de maneira mais integrada o ensino destes profissionais, visando uma atuação sinérgica em função das necessidades dos pacientes e das condições gerais de saúde da população, promovendo melhores resultados, melhor aproveitamento de recursos, facilitando a comunicação entre todos os profissionais envolvidos direta e indiretamente na prestação da assistência à saúde, promovendo, assim, uma melhor qualidade de assistência a saúde. Portanto, se faz necessário implementar esta prática o quanto antes, bem como fazê-la da melhor maneira, a fim de formar profissionais com habilidades e capacidades voltadas para a atuação interprofissional e o desenvolvimento das práticas colaborativas que efetivam o trabalho interprofissional. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver estratégia de ensino-aprendizagem centrada na educação e no trabalho interprofissional a partir da inserção dos profissionais inseridos em programas de residência médica e multiprofissional em saúde na consulta interprofissional de pré-natal, durante um período de dois meses, durante o primeiro ano de residência médica e multiprofissional desenvolvidos no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) da EBSERH/UFRN em Santa Cruz-RN. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa devido ao objetivo e a natureza das análises, através do desenho da pesquisa com interação constante entre o pesquisador e os participantes, esta pesquisa qualitativa se mostra como um estudo de caso observacional. A pesquisa apresentará de duas fases, sendo na primeira fase ocorrerão consultas de pré-natal de alto risco com o grupo de residentes formado, sendo um total de 4 consultas por turno e um turno por semana durante 03 semanas e a segunda fase será composta de um grupo focal. A primeira fase será um momento exploratório com a vivência das consultas de pré-natal, ao longo das quais ocorrerão debates acerca do tema proposto com o intuito de promover e fornecer as bases teóricas para o desenvolvimento das práticas colaborativas a serem pesquisadas. A segunda fase, a fase de imersão, será feita por meio de um grupo focal a ser realizado pelo orientador desta pesquisa, Prof. Dr. Marcelo Viana, auxiliando a captar os significados, os processos de mudança, as reflexões e interpretações, avaliando a auto percepção destes profissionais acerca do desenvolvimento dos domínios de aprendizado interprofissional. A análise dos dados obtidos tanto na entrevista inicial como no grupo focal final será feito por meio da Análise categorial de Bardin. Espera-se que a vivência em educação interprofissional contribua para as mudanças na formação profissional em saúde, oportunizando aos residentes experiências necessárias para torná-los parte da força de trabalho de saúde colaborativa preparada para a prática mais integral e resolutiva. Todo o estudo será realizado com base nos princípios da ética e bioética, estabelecidos pela Resolução do CNS nº466/12.