Elaboração das competências para o ensino dos Cuidados Paliativos na graduação do curso de medicina
Cuidados Paliativos, Educação Médica, pesquisa qualitativa, Medicina Paliativa
INTRODUÇÃO: O aprofundamento sobre as temáticas relacionadas à terminalidade e à aquisição de competências na área de Cuidados Paliativos é uma demanda necessária na formação dos graduandos de medicina. Tomando por base essa questão, temos por finalidade melhorar, futuramente, o atendimento dos pacientes em Cuidados Paliativos que, nos dias atuais, encontram-se, em sua maioria, padecendo de uma má assistência dispensada, segundo dados internacionais referentes ao Brasil. OBJETIVOS: Elaborar competências mínimas para o ensino de Cuidados Paliativos na graduação dos cursos de medicina. PERCURSO METODOLÓGICO: A pesquisa se delineou como um estudo descritivo e de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. Primeiramente, realizou-se uma análise documental na literatura nacional e internacional em relação às competências em Cuidados Paliativos para o ensino da graduação; o qual gerou um quadro de competências que foi submetido, juntamente com outras perguntas, nos moldes de uma entrevista semi-estruturada, à análise de oito profissionais com formação em cuidados paliativos, dentre eles médicos, enfermeiro, psicólogos e terapeuta ocupacional. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da análise de conteúdo temática categorial, emergiram 6 categorias (Princípios Básicos dos Cuidados Paliativos, Manejo de Sintomas, Questões Éticas e Legais, Comunicação e Aspectos Psicossociais e Espirituais, Trabalho em Equipe e Desafios para a Implementação da Proposta); além de 12 subcategorias e 168 unidades de análise, as quais serviram para a sugestão, em termos de conteúdo, de competências mínimas para o ensino da graduação, além de detalhar os principais obstáculos para a implementação dessas competências à nível de universidades. CONCLUSÃO: Esperamos que essa nova sugestão de competências mínimas sirva de parâmetro para a implantação das futuras competências à nível nacional, promovendo, finalmente, a difusão dos Cuidados Paliativos na graduação através da ampliação de disciplinas obrigatórias e facultativas nas universidades brasileiras