DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA INSERÇÃO E DAS POTENCIALIDADES DA RESIDENCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: UM ESTUDO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Residência Multiprofissional. Atenção Primária à Saúde.
Ensino-serviço-comunidade. Grupo Focal.
Os Programas de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PRIMS/UFRN) tem como pilar
orientador o processo de aprendizagem do ensino em serviço, o trabalho
multiprofissional interdisciplinar e seguir os princípios e diretrizes do Sistema
Único de Saúde (SUS). Embora os PRIMS/UFRN tenham sidos idealizados com
foco na atenção hospitalar, o processo de formação na inserção dos residentes
na atenção primária à saúde (APS) ocupa importante papel, pois estes
necessitam vivenciar todos os níveis de atenção, já que o processo de educação
pelo trabalho a que se propõe a Residência é baseado na integralidade da
atenção à saúde. Então a presente pesquisa buscou elucidar a inserção desses
residentes nos serviços de APS, através de uma abordagem qualitativa de
estudo de caso, onde a coleta dos dados foi realizada em dois momentos
distintos: no primeiro momento, foi realizado um questionário, mediante um
roteiro semi-estruturado com os residentes dos PRIMS/UFRN, campus Natal, na
segunda etapa foi realizada a técnica de grupo focal com um grupo de nove
residentes e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo temática
categorial. Pode-se perceber que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que
possuíam estratégias de ensino no trabalho como PET Saúde/PET Saúde da
Família e projetos de extensão a inserção dos residentes dos PRIMS/UFRN foi
facilitada e tiveram a oportunidade de vivenciar atividades de integração ensinoserviço-comunidade.
Diante disso, as atividades que articulam ações de
promoção, prevenção e recuperação da saúde, contemplaram a formação na
integralidade do cuidado à saúde, para estes residentes inseridos em programas
de pós-graduação na atenção hospitalar.