Banca de DEFESA: ALAN SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALAN SILVA
DATA : 19/07/2026
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Convergências do ensino de rítmica praticado pelo programa de música global da Sibelius Academy e perspectivas decoloniais.


PALAVRAS-CHAVES:

educação musical, Eduardo Gramani, decolonialidade, pesquisa-ação, práticas emancipatórias.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

A partir de um intercâmbio realizado no programa de música global da Sibelius Academy, esta pesquisa teve como objetivos captar abordagens didáticas com foco no elemento rítmico e promover o ensino da rítmica a partir da corporalidade. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa fazendo uso de procedimentos da pesquisa-ação. Sua justificativa diz respeito à formação de professores(as) de música do Brasil em uma perspectiva decolonial. O enquadramento teórico permeou as concepções decoloniais de Aníbal Quijano (2019) sob a perspectiva de que a América Latina se mostra inserida em um novo modelo de poder global. Se aproximou do conceito de hibridismo e da teoria de terceiro espaço de Homi K. Bhabha (1989) para promover diálogos que coloquem em xeque o eurocentrismo ainda presente no campo da música. A partir da revisão da literatura a pesquisa pôde perceber que embora os estudos decoloniais já se façam presentes no ensino de música, investigações que envolvem os aspectos rítmicos ainda se mostram em construção. Pôde verificar que as práticas emancipatórias são o cerne para o desenvolvimento de uma concepção de ensino menos eurocêntrica. Com isso, a pesquisa se apoiou em tal concepção para promover o ensino da rítmica a partir da percussão corporal e a transmissão oral tendo em vista a série 2-1 de Eduardo Gramani. Dessa maneira, além de diferentes abordagens pedagógicas, o presente estudo torna acessíveis dois jogos rítmicos oriundos da África oriental com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de pesquisa com foco na rítmica em uma perspectiva decolonial. Sendo assim, medita sobre uma possível caracterização de uma formação musical direcionada a rítmica e coloca em questão a percussão corporal como uma alternativa para o avanço de perspectivas decoloniais no ensino de música no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.337.844-** - GIANN MENDES RIBEIRO - UERN
Externo à Instituição - GLEISSON DO CARMO OLIVEIRA
Interno - 1017535 - TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO
Notícia cadastrada em: 09/07/2026 14:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao