Performance em Guitarra Elétrica: Desafios e Soluções Técnicas na Adaptação do Repertório Violinístico Elétrica
Guitarra elétrica, violino, performance musical, técnica instrumental.
Esta dissertação propõe uma abordagem técnica para a guitarra elétrica baseada na adaptação de repertório violinístico. Partindo do reconhecimento da tradição pedagógica e do corpo de práticas do violino, a pesquisa argumenta que a execução desse repertório inspira soluções técnicas e interpretativas que expandem as possibilidades performáticas do guitarrista. Embora referências ao violino já existam em práticas de guitarristas virtuoses, estas permanecem fragmentadas e sem tratamento acadêmico formal.
A metodologia adota o caráter autoetnográfico analítico (T. S. López e D. J. L. Cano), realizando a análise das obras e propondo soluções técnicas advindas da experiência do autor. O levantamento bibliográfico aponta a ausência de estudos que sistematizem a transposição técnica entre os dois instrumentos (violino e guitarra elétrica) no campo da execução.
O trabalho utiliza a peça La Ronde des Lutins de Antonio Bazzini como estudo de caso. A análise demonstra como os elementos de alta complexidade técnica violinística — harmônicos artificiais, double harmonics, frases velozes em região aguda — exigem adaptações que levam o guitarrista a desenvolver técnicas de nível muito avançado, como ter que realizar harmônicos artificiais para tocar frases diatônicas e arpejos em registro agudo por exemplo.
Em decorrência, são delineados exercícios práticos derivados de passagens canônicas, compilados em um Caderno de Exercícios (apêndice). O trabalho contribui para a proposta de um modelo didático coerente e sugere futuras linhas de pesquisa, como estudos biomecânicos instrumentados (EMG e motion capture), visando aprofundar a compreensão da técnica guitarrística contemporânea.