A BANDA COMO ESCOLA: um estudo na rede municipal de ensino de Lajes/RN
Educação Musical; Bandas; Inclusão Social.
Este estudo de caso teve como objeto de pesquisa a atuação da Filarmônica 03 de Dezembro em quatro escolas da rede municipal de ensino de Lajes/RN, buscando compreender seu funcionamento como espaço educativo, comunitário e cultural. O objetivo geral foi analisar a perspectiva de gestoras e monitores envolvidos no projeto “A Banda como Escola”, que articula a atuação da referida filarmônica em quatro escolas municipais. A partir de entrevistas com a Secretária Municipal de Educação e Cultural, com três monitores musicais e com quatro diretoras das escolas, analisou-se tanto a perspectiva institucional quanto às práticas pedagógicas no cotidiano dos ensaios e das oficinas. A Secretária destacou o papel da música na reintegração pós-pandemia, o caráter interinstitucional da monitoria e as estratégias de articulação que asseguram dotação orçamentŕia e apoio político a iniciativa. As diretoras, por sua vez, mencionaram que a música é uma importante aliada para elevar a autoestima das crianças e para sua saúde emocional, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. Já os monitores demonstraram utilizar uma pluralidade de metodologias, como jogos sonoros e ritmos regionais para a aprendizagem ativa; coautoria de repertório e uso de códigos visuais para a inclusão; e atenção focada no engajamento docente.Essa combinação de ludicidade, coautoria e cuidado relacional conforma um ambiente de aprendizagem colaborativa, alinhado aos referenciais de escola como espaço sociocultural, de mundos musicais locais e de pedagogias criativas. Conclui-se que a banda, ao se integrar ao currículo escolar, atua como agente de hibridização cultural, de democratização do ensino musical e de fortalecimento de identidades coletivas.