EDUCAÇÃO MUSICAL NA EJA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO E PRÁTICA DOCENTE.
educação musical; EJA; planejamento docente; prática docente; música.
O objetivo deste trabalho é compreender a relação entre o planejamento e a prática do ensino de Música na educação de jovens e adultos (EJA) no município de Natal (RN). Para desenvolver este estudo, adota-se o estudo de caso, trabalhando com a triangulação metodológica, composta por análise de documentos, observação em campo e entrevista semiestruturada com o docente responsável pela educação musical na EJA, em uma escola deste município. Por meio das informações produzidas, foi analisada a relação entre o planejamento e a prática do professor, a partir da construção de três cenas, as quais geraram seis categorias pautadas na gestão da classe e na gestão da aprendizagem. Os resultados apontam para a especificidade desta modalidade de ensino, na qual a articulação entre planejamento e prática ora coadunam e ora se contradizem. Na educação musical da EJA, a experiência em sala redimensiona o planejamento em função do contexto, de forma que a música pode ser vista como um instrumento central no letramento. Por meio da apreciação musical, do registro, da crítica e da experiência artística coletivamente produzida, pode-se aumentar o interesse e a participação discente nesta modalidade de ensino.