A BANDA COMO ESCOLA: um estudo na rede municipal de ensino de Lajes/RN
Bandas; educação; pedagogia; cultura; inclusão.
Este estudo de caso explorou o projeto “A Banda como Escola” em Lajes/RN, investigando como a Banda Filarmônica 03 de Dezembro funciona como espaço educativo, comunitário e cultural. A partir de entrevistas com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, com três monitores musicais e as quatro diretoras das escolas municipais, analisou-se tanto a perspectiva institucional quanto às práticas pedagógicas no cotidiano dos ensaios e oficinas. A Secretária destacou o papel da música na reintegração pós-pandemia, o caráter interinstitucional da monitoria e as estratégias de articulação política que asseguraram dotação orçamentária e apoio político à iniciativa. As diretoras mencionam que a música é uma grande aliada para elevar a autoestima das crianças e para sua saúde emocional,contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. Já os monitores demonstraram contar com pluralidade de metodologias: jogos sonoros e ritmos regionais para aprendizagem ativa; coautoria de repertório e uso de códigos visuais para inclusão; e atenção focada no engajamento. Essa combinação de ludicidade, coautoria e cuidado relacional conforma um ambiente de aprendizagem colaborativa, alinhado aos referenciais de escola como espaço sociocultural, mundos musicais locais e pedagogias criativas. Conclui‐se que a banda, ao se integrar ao currículo escolar, atua como agente de hibridização cultural, democratização do ensino musical e fortalecimento de identidades coletivas.