Banca de DEFESA: OSWIN LOHSS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OSWIN LOHSS
DATA : 15/08/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Cultura Maker e Criação Artística: Desenvolvendo um Dispositivo para a Preparação Eletromagnética do Piano Acústico


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: atuação eletromagnética; Maker; piano expandido; música e tecnologia


PÁGINAS: 336
RESUMO:

Partindo da temática do piano expandido, este trabalho investiga a excitação eletromagnética das cordas do piano acústico. Além de apresentar exemplos históricos dessa forma de geração sonora para fins musicais desde o final do século XIX, descreve o desenvolvimento - no âmbito deste projeto - de um protótipo que utiliza eletroímãs posicionados próximos às cordas do piano de cauda. Para a metodologia adotada, propõe-se o termo imersão na prática, que combina a pesquisa-criação, descrita pela autora Valentina Bertolani como uma vertente da pesquisa artística, com técnicas das narrativas autobiográficas, conforme Hervé Breton.
As etapas compreendem pesquisa bibliográfica sobre o piano preparado no Brasil, fundamentos e exemplos da excitação eletromagnética, além de estudos sobre os referenciais mencionados, seguidas pelo desenvolvimento do dispositivo, documentado por meio de diários em primeira pessoa, aplicação em performance e exposição do percurso e das conclusões em texto, incluindo uma triangulação com depoimentos de espectadores do recital realizado Incluem-se a descrição detalhada do protótipo, e um capítulo que discute o fenômeno maker, entendido como vertente contemporânea do conceito faça você mesmo, em sua relação com a produção de objetos sonoros, a luteria digital e a pesquisa artística, bem como seu papel nesta pesquisa em particular.
Com o intuito de fornecer uma solução simples e modular, a realização técnica utilizou procedimentos da cultura maker e uma placa com microcontrolador programável da linha Arduino, apropriada ao aprendizado autodidata. Apresentam-se exemplos do uso do atuador de oito canais em sala de concerto, além de subprodutos tecnológicos e musicais resultantes da pesquisa, como a construção de um arco magnético rotatório. Sobre a adesão a uma suposta estética maker, a pesquisa adota uma posição ambivalente.
Como resultado, conclui-se que é possível, mesmo para músicos leigos na área da eletroeletrônica, apropriar-se dos conhecimentos necessários para construir um aparelho de excitação eletromagnética das cordas do piano, conforme demonstrado pelo exemplo aqui desenvolvido. Observa-se ainda que o timbre produzido pode ser inserido no contexto da prática comum, tanto na música erudita, quanto na popular, exigindo apenas de uma curta fase de adaptação e treino.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABIO WANDERLEY JANHAN SOUSA - UFPE
Interna - 1533086 - JOANA CUNHA DE HOLANDA
Externo ao Programa - 3089788 - JULIO CESAR DE MELO COLABARDINI - null
Notícia cadastrada em: 02/08/2025 10:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao