A motivação de mulheres 60+ para aprender violão: o caso de uma escola particular de música de Natal/RN
motivação; mulheres 60+; violão; autodeterminação; escola de música particular.
Esta dissertação aborda a motivação de mulheres 60+ para aprender violão em uma escola de música particular de Natal/RN, por meio de um questionário on-line (n=10) e de entrevistas semiestruturadas com quatro participantes (duas já analisadas). Ancorada na Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas (autonomia, competência e pertencimento), de Decy e Ryan (2004), a investigação revela que 100% das entrevistadas valorizam a liberdade para escolher repertório (mesmo que restrito ao material) e ritmo de estudo, 100% relatam orgulho ao notar progresso técnico (“meus dedos já mapeiam acordes sem olhar para a mão”) e 95% destacam o acolhimento em turmas intergeracionais (“todo mundo ajuda, ensina e aprende junto”). Essas práticas, viabilizadas pelo ambiente especializado e flexível da escola particular, favorecem a motivação, o engajamento e o bem-estar emocional das colaboradoras. Embora faltem duas entrevistas para concluir a coleta, os resultados preliminares indicam que metodologias que atendam simultaneamente aos três pilares da autodeterminação podem potencializar a motivação intrínseca e a permanência de alunas 60+ em contextos de ensino musical especializado.