FUNDAMENTOS BÁSICOS PARA QUE VIOLONCELISTAS MINISTREM AULAS DE CORDAS FRICCIONADAS GRAVES: VIOLONCELO E CONTRABAIXO.
Violoncelo; Contrabaixo; Ensino Coletivo; Projetos Sociais
Esta dissertação busca investigar os fundamentos básicos para o ensino de cordas graves friccionadas em projetos de ensino coletivo de música, considerando os múltiplos contextos da docência musical. O principal problema a ser abordado é como esses fundamentos podem ser aplicados de maneira eficiente em aulas coletivas, como as realizadas em projetos como o Projeto Guri, no estado de São Paulo. Os objetivos incluem: identificar referenciais teóricos sobre o tema, refletir sobre a prática docente do autor no Projeto Guri, realizar entrevistas com outros professores da área e, por fim, sistematizar os dados obtidos para identificar categorias fundamentais para o ensino contínuo de música. A metodologia adotada é qualitativa, descritiva e analítica, utilizando entrevistas abertas e a lógica narrativa para a análise dos dados. Os resultados parciais apontam para a necessidade de os docentes terem acesso a fundamentos sólidos que norteiem o ensino de instrumentos de cordas graves friccionadas, de modo a garantir uma aprendizagem consistente e contínua.