PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: BRUNA DOS SANTOS MIRANDA

DISCENTE : BRUNA DOS SANTOS MIRANDA
DATA : 19/07/2024
LOCAL: Videoconferência

O ENSINO DE PIANO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E/OU HIPERATIVIDADE

Educação musical, ensino de piano, TDAH

A dissertação investiga estratégias didáticas para o ensino de piano a crianças com TDAH, com o objetivo de identificar métodos eficazes e promover um ambiente inclusivo e adaptativo. Utilizando estudo de caso único e pesquisa-ação, focou-se no progresso de uma criança com TDAH em aulas de piano, implementando estratégias em tempo real. A pesquisa buscou responder como criar ambientes inclusivos e adaptar abordagens pedagógicas para facilitar o aprendizado musical. Os resultados destacaram a importância de um ambiente estruturado para reduzir distrações e promover foco, além de estratégias personalizadas, como jogos musicais e práticas adaptadas, que facilitaram o engajamento. A comunicação eficaz, ajustando o tom de voz, foi essencial para manter o aluno engajado e fortalecer sua autoconfiança. Aulas curtas e frequentes mostraram-se mais eficazes do que sessões longas e menos frequentes. Além dos benefícios musicais, houve melhoria na concentração e no desempenho acadêmico geral do aluno. A dissertação conclui que estratégias pedagógicas adaptadas às necessidades individuais das crianças com TDAH são fundamentais para o aprendizado musical, recomendando ambientes estruturados, comunicação eficaz, repetição de tarefas e flexibilidade de horários, promovendo inclusão e desenvolvimento das crianças com TDAH.

Externo à Instituição - CARLOS POBLETE LAGOS
Interno - 1808640 - DURVAL DA NOBREGA CESETTI
Presidente - 1410366 - NAN QI
Notícia cadastrada em: 09/07/2024 10:53