HISTÓRIAS DO ALTO RISCO: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO PROFISSIONAL PROMOVIDA PELO APOIO PSICOLÓGICO HOSPITALAR
Letramentos em saúde. Mulheres em situação de risco. Histórias do alto risco.
A presente pesquisa teve origem em 2016 quando tomamos conhecimento de um projeto denominado “Histórias do alto risco”, desenvolvido na Maternidade Januário Cicco, em Natal/RN, coordenado pela equipe de apoio psicológico do hospital. O projeto visava auxiliar pacientes grávidas durante o internamento decorrido por agravamento gestacional, visando registrar suas experiências e emoções em diários, seja durante a internação ou em seu cotidiano anterior à hospitalização. Diante disso, a investigação teve por objetivo abordar as práticas de letramentos vinculadas ao referido projeto. Para tanto, partimos das vozes apresentados e representados pelas profissionais responsáveis pelo intento, haja vista não ser possível, no momento, recorrer às mulheres participantes, pois o projeto se encontra suspenso por tempo indeterminado. A investigação situa-se na área da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; Kleiman, 2019), constitui-se do tipo pesquisa de campo (Gil, 2008), com abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994) de dados. Participam da investigação duas profissionais, que integram a equipe do apoio psicológico da maternidade em questão, e seus dizeres em respostas a questionários e entrevistas semiestruturadas constituem o corpus de análise desta investigação. Em termos teóricos, aportamo-nos em discussões oriundas dos Estudos de Letramento como prática social (Kleiman, 1995; 2014; Oliveira,2007), dos letramentos em saúde (Paz, 2008) assim como em trabalhos que versam sobre o aspecto terapêutico da escrita (Sexton; Pennebaker, 2009), dentre outros. Os resultados do estudo apontam para a importância das práticas de letramento do projeto que, aliadas ao tratamento médico/hospitalar, auxiliaram expressivamente as mulheres a percorrer com mais leveza e consciência o processo da hospitalização. A relevância deste trabalho situa-se no fato de trazer para o campo das discussões acadêmicas práticas de letramento desenvolvidas em ambiências institucionais de saúde, ressaltando os caráteres situado, múltiplo, identitário e empoderador dos letramentos.