RED NO COMBATE A FAKE NEWS
fake news; RED; leitura; criticidade.
O fenômeno da desinformação, amplamente disseminado em redes sociais dentro e fora da internet, tem gerado significativos impactos em áreas como política, saúde e educação ao comprometer a percepção de realidade das pessoas. A vulnerabilidade dos estudantes a fake news evidencia a necessidade de produtos educacionais direcionados à luta contra a desinformação. Diante disso, apresentamos, como produto destacável, uma coletânea de Recursos Educacionais Digitais (RED) que fomenta a leitura crítica, visando à identificação e ao combate a fake news. Aplicados os “RED no combate a Fake News” junto a estudantes do 9o ano de uma escola pública municipal norte-rio-grandense, esta tese tem por objetivo geral investigar a potencialidade desses RED, considerando as práticas de identificação da desinformação, as especificidades multissemióticas dessa coletânea e a responsividade dos colaboradores desta pesquisa diante desses recursos. Para isso, propomos os seguintes objetivos específicos: (i) descrever as práticas dos alunos do 9o ano na identificação de fake news; (ii) mapear as características multissemióticas da coletânea de RED proposta; (iii) analisar a responsividade desses alunos diante dessa coletânea. A base teórica à qual nos aliamos procede de New London Group (1996), Cope e Kalantzis (2015) para as concepções de multiletramentos; acerca da criticidade, empregamos Janks (2016); sobre Desordem da Informação, pautamo-nos em Wardle e Derakhshan (2017). Para as noções de bolhas, nos amparamos em Pariser (2012). Metodologicamente, a pesquisa é de viés qualitativo (Bogdan e Biklen, 1994) em Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), inserida em um contexto de pesquisa-ação (Tripp, 2005; Burns, 2018). Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: notas de campo; práticas de escrita dos alunos; transcrição de áudios; relato do professor regente. A partir da geração de dados, emergiram quatro categorias de análise: (i) ressignificação conceitual de fake news; (ii) introdução conceitual de bolhas; (iii) checagem informacional; e (iv) apropriação conceitual na vida cotidiana. A análise preliminar dos dados sinaliza que a coletânea de RED supracitada representa um produto que tem potencial para subsidiar o desenvolvimento da leitura crítica, estimulando não apenas a identificação de fake news, mas sobretudo estratégias de combate a esse problema social de envergadura planetária.