Banca de DEFESA: MONICA SILVA GAMELEIRA

DISCENTE : MONICA SILVA GAMELEIRA
DATA : 31/07/2024
LOCAL: Videoconferência

REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DE MARIA NO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA: UMA ANÁLISE NO NÍVEL MICROTEXTUAL

Palavras-chave: representações discursivas; Maria; catecismo da igreja católica.

Maria é narrada nas Sagradas Escrituras como a mulher “do Gênesis ao Apocalipse”, aquela que recebe de Deus uma graça singular que transforma completamente a sua história. No contexto do cristianismo, Maria possui uma profunda relevância histórica, literária e cultural. Sua importância transcendeu o âmbito religioso, despertando o interesse de estudiosos e artistas ao longo dos séculos. Para os católicos, Maria é reverenciada como a Mãe de Deus, desempenhando um papel central na história da salvação. Sua missão maternal junto a Jesus é frequentemente retratada em inúmeras obras de arte, desde a iconografia medieval até a pintura renascentista, cada uma destacando aspectos diferentes de sua vida e virtudes. Contudo, a figura de Maria também é objeto de debate entre os não católicos, que questionam e analisam sua representatividade e significado. Apesar dessas divergências, o interesse por Maria permanece refletido na vasta produção artística e literária que continua a explorar sua figura e seu legado espiritual. É especialmente através do discurso religioso que encontramos uma série de relatos bíblicos, interpretados pela Tradição e pelo Magistério da Igreja, que constroem diversas representações discursivas de Maria. Esta dissertação de mestrado investiga como se dá a construção dessas representações no Catecismo da Igreja Católica. A escolha desse objeto de pesquisa foi motivada pela relevância histórica, literária e cultural que circunda a personagem de Maria, bem como pela contribuição para a Linguística Textual, dada a necessidade de descrever fenômenos linguísticos presentes no discurso religioso. São propostas três questões para nortear a pesquisa: 1) que representações de Maria foram construídas por meio do Catecismo da Igreja Católica?; 2) quais marcas linguísticas revelam a construção das representações discursivas de Maria no Catecismo da Igreja Católica?; 3) quais procedimentos semânticos de construção das representações da figura de Maria são utilizados no Catecismo da Igreja Católica?. Para responder a esses questionamentos, tem-se como o objetivo geral analisar como se constroem as representações discursivas de Maria no Catecismo da Igreja Católica. E, como objetivos específico, identificar, descrever, analisar e interpretar: 1) como se constroem as representações discursivas de Maria no Catecismo da Igreja Católica; 2) as marcas linguísticas que revelam a construção das representações discursivas de Maria no Catecismo da Igreja Católica; 3) os procedimentos semânticos de construção das representações discursivas de Maria. O estudo propõe uma análise do discurso religioso presente no Catecismo da Igreja Católica, pautado na abordagem da Análise Textual dos Discursos com Adam (2010, 2011, 2021, 2022, 2023), com foco na noção de representação discursiva e suas categorias de análise semântica. O corpus desta pesquisa é composto por excertos do Catecismo da Igreja Católica previamente selecionados. A metodologia se inscreve em uma abordagem qualitativa e foi estabelecida com a identificação dos parágrafos do Catecismo da Igreja Católica que fazem menção direta ou indiretamente à figura de Maria, com a descrição dos enunciados que os compõem conforme as categorias das operações semânticas de referenciação, predicação e modificação. Para isso, realizamos uma análise microtextual do corpus a fim de identificar, caracterizar e quantificar as ocorrências a respeito de Maria no Catecismo da Igreja Católica. Tal análise apontou mais de setenta ocorrências de menções aos nomes, títulos e atributos de Maria presentes nos parágrafos. Os resultados iniciais apontam que essa representação discursiva é construída em torno de vários eixos a partir das operações semânticas. Entre esses eixos destacam-se o eixo da maternidade divina, o eixo da pureza, e o eixo do modelo de vida cristã, entre outros que serão quantificados conforme categorias definidas.

Presidente - 349707 - LUIS ALVARO SGADARI PASSEGGI
Interna - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Interna - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Externa à Instituição - MARIA ELIETE DE QUEIROZ - UERN