A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE OS ESCRAVOS E OS CONTOS NEGREIROS: DIÁLOGOS E CONFRONTOS (IM) PERTINENTES
Ensino. Leitura literária. Recepção. Intertextualidade.
presente dissertação de Mestrado, intitulada: A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE OS ESCRAVOS E OS CONTOS NEGREIROS: DIÁLOGOS E CONFRONTOS (IM) PERTINENTES, objetivou apresentar a uma turma do 3º ano do Ensino Médio, pelo viés do Método Recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993), a leitura e a discussão da obra de Marcelino Freire: Contos negreiros (2005) em confronto com a obra de Castro Alves, Os escravos (1883), bem como, promover o debate de ideias e/ou pensamentos racistas e preconceituosos ao tentar realizar uma ponte entre tais ideias e/ou pensamentos advindos do passado colonial e os resquícios destes na contemporaneidade. Tal estudo parte da necessidade que tem os alunos de realizarem leituras literárias que lhes possibilitem o desenvolvimento crítico e posicionamentos ante a sociedade. A aplicação da intervenção e a análise dos resultados apontam para a condição precária de leitores literários e a urgente implementação de projetos de leitura que os torne proficientes.