LETRAMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR E DOMICILIAR
Letramento profissional do professor. Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar. Aluno-paciente.
As práticas de letramentos são movidas pela leitura e a escrita e atendem a diferentes propósitos sociais. Na ambiência da classe hospitalar, essas práticas perfazem o trabalho dos professores com a finalidade de contribuir com as demandas escolares da criança e do adolescente em internamento hospitalar. Nesse sentido, o estudo dessas práticas possibilita dar inteligibilidade à constituição das atividades profissionais do professor em espaços não formais de educação. Sendo assim, o principal objetivo desta pesquisa consiste em analisar as práticas de letramentos profissionais de professores que atuam no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar, especificamente em um hospital público na cidade do Natal/RN. Essa análise foi efetuada a partir das categorias elencadas por Hamilton (2000), que compreendem: participantes, ambiente/domínio, artefatos e atividades. Metodologicamente, a investigação situa-se no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2019), assume perspectiva de natureza qualitativa interpretativista (MOITA LOPES,1994; BOGDAN; BIKLEN 1994; MOREIRA; CALEFFE 2006; CHIZZOTTI, 2005), com viés etnográfico (ANDRÉ, 1995; SILVA; SILVA, 2016). Teoricamente, esta pesquisa ancora-se nos Estudos de Letramentos (HEART, 1982; STREET, 1984, BARTON, 2000; BAYNHAM, 1995; KLEIMAN, 1995, 2005; ROJO, 2009), inclusive no Letramento Laboral (PAZ, 2008), nos estudos de Saúde e Psicologia (OLIVEIRA; MAIA, 2012) Escolarização Hospitalar (RODRIGUES, 2012; BEHRENS, 2014; CASTRO, 2014; SANTOS; SOUZA, 2014), e na concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN/VOLOSHINOV ([1929] 2016; ALVES, 2016; FREIRE, 2016). As análises apontam para a ocorrência de várias práticas de letramento profissional que o docente atuante no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar realiza, dentre elas se encontram: a consulta ao censo, entrevista com os acompanhantes, correspondência à escola de origem, acolhida do aluno, atendimentos nos leitos, atendimento na sala, registro do aluno e planejamento. A Sua efetivação visa contribuir com os letramentos dos alunos-pacientes, sobretudo o letramento escolar, levando em consideração aspectos referentes ao ambiente hospitalar, à patologia do educando, o contexto social no qual ele está inserido, à escola de origem, dentre outros fatores.