UFRN/CCHLA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
PRÉVIA DO DEMONSTRATIVO DA OFERTA DE DISCIPLINAS PARA 2021.2
|
|
|
|
|
|
LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA |
|||||
|
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
Componente(s) |
|
1)Linguagem e Cognição 2) Linguísticas Discursivas e Enunc. e Estudo do Texto
|
Metodologia de Pesquisa em LTD |
Tópicos em LTD |
Tópicos em LTD |
Docente(s) |
|
1) Paulo Henrique Duque / Nedja Lucena (15h) 2) Graça, Neto, Passeggi, Sulemi |
1)Nedja (15h) 2) Graça (15h) 3) Sulemi (15h) 4) Paulo (15h) |
1. Mahayana - aceita alunos especiais; FÉRIAS EM SETEMBRO 3. Maria Alice (NÃO aceito alunos especiais - curso avançado); férias em outubro 4) Graça, Alessandra, João Neto, Passeggi - aceita alunos especiais 5) Maria Claudete Lima (aceita alunos especiais) |
Sulemi Fabiano (aceito alunos especiais)
|
|
|
|
|
|
|
LINGUÍSTICA APLICADA |
|||||
|
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
Componente(s) |
|
1) Discurso, Cultura e Sociedade Marilia, Renata e Penha - aceitamos especiais 2) Gêneros Textuais/Discursivos e Ensino |
Metodologia de Pesquisa em LA |
Tópicos em LA
|
Tópicos em LA |
Docente(s) |
|
1) Ivoneide Santos-Marques (15h) 2) Socorro Oliveira (60h) Aceitamos alunos especiais |
1) Glícia Azevedo Tinoco (15h) 2) Jennifer Sarah Cooper (15h) 3) Maria da Penha Casado Alves (15h) Aceitamos alunos especiais |
1) Maria da Penha 2) Cellina Muniz (manhã) 3) Renata Archanjo 4) Marcelo (30h) e Ana Graça (15h)/ aceitamos alunos especiais |
1) Jennifer Sarah (aceito alunos especiais) - FÉRIAS EM SETEMBRO
|
LITERATURA COMPARADA |
|||||
|
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
Componente(s) |
|
1) Literatura e Representações Sociais
|
Metodologia de Pesquisa em LC |
Tópicos em LC* |
Tópicos em LC |
Docente(s) |
|
1) Derivaldo dos Santos (aceita aluno especial) 2) Katia Aily
|
1)Regina Simon (aceita aluno especial) 2)Rosanne Araújo 3) Samuel Lima
|
|
1.Mauro (aceita alunos especiais) - FÉRIAS EM SETEMBRO
2- Danielle Grace (aceita alunos especiais) |
Títulos e ementas dos Tópicos:
TÓPICOS AVANÇADOS EM LC I: CRÍTICA FEMINISTA E LITERATURA DE AUTORIA FEMININA (Prof. Mauro Dunder)
Ementa: Serão estudados os fundamentos do pensamento feminista contemporâneo, dos anos 1980 até hoje, e seu desdobramento em corrente crítica da literatura. Também serão abordadas as representações de gênero na literatura.
Título: Literaturas e o pensamento pós-colonial na América Latina francófona Professora: Danielle Grace de Almeida Ementa: Este curso pretende discutir alguns dos princípios basilares para os estudos ditos pós-coloniais e a sua relação com a construção de identidades na literatura latino-americana de expressão francesa. A luz das reflexões advindas dos estudos culturais e da crítica literária, pretende-se investigar o modo como se articulam o político e o literário na produção de autores/as francófonos/as de regiões como as Antilhas, a Guiana Francesa e o Haiti. Para isso, será preciso partir de conceitos produzidos por pensadores como os de Edouard Glissant (1996), Stuart Hall (1995; 2002), Alexandre Gefen (2007), María Lugonas (2014), Franz Fanon (2020) e de obras literárias escritas por autores/as como Simone Shwarz-Bart (1979), Marie-thérèse Picard (2011) e Evélyne Trouillot (2014).
|
TÓPICOS AVANÇADOS EM LITERATURA COMPARADA (quintas-feiras) PROF. SAMUEL ANDERSON DE OLIVEIRA LIMA TÍTULO: Barroco e neobarroco na literatura ibero-americana: teorias e discussões EMENTA: Estudo das teorias do barroco histórico do século XVII e suas relações com a Literatura. O neobarroco como movimento de resgate e redimensionamento do barroco histórico. O neobarroco na literatura latino-americana.
|
Nome do Tópico: ANÁLISE DO DISCURSO E TEORIAS DA ENUNCIAÇÃO Professora: Sulemi Fabiano Campos EMENTA: Diálogos teóricos estabelecidos no campo da Análise do Discurso pelas tendências formalista, sociológica e histórica, a partir da leitura de textos de M. Pêcheux, M. Foucault, M. Bakhtin, J. Authier-Revuz. Estudo dos postulados teóricos de domínio da Análise do Discurso Francesa. Processos discursivos sócio-históricos e ideologicamente contextualizados. Conceitos fundamentais: discurso x texto; história x memória, interdiscursividade; identidade x alteridade; subjetividade x assujeitamento; ideologia x formação discursiva; dialogismo, enunciação, polifonia e heterogeneidade enunciativa. A Análise do Discurso e sua contribuição para a pesquisa acadêmica e outras práticas profissionais. |
Nome do Tópico: Introdução à Estatística para Psicolinguística Professora: Mahayana C. Godoy EMENTA: Este curso introduz conceitos básicos de estatística para descrição, visualização e análise de dados quantitativos por meio de modelos lineares. O curso deve abordar apenas modelos simples, dando autonomia para que o aluno depois consiga se aprofundar de forma autodidata em modelos mais complexos. Seu objetivo é dar autonomia ao aluno para a) operacionalizar sua pergunta de pesquisa de maneira testável; b) pesquisar sobre testes estatísticos adequados para lidar com seus próprios dados; c) fazer suas próprias análises dentro do que se considera adequado para ciências experimentais. Todas as aulas serão dadas remotamente, com uso de ferramentas que permitam reunião online e interação síncrona e assíncrona entre professora e alunos. Durante o curso, usaremos a linguagem R para fazer nossas análises. O aluno não precisa saber programar em R, visto que o curso também é uma introdução a essa linguagem, mas deverá ter disposição para uso de ferramentas computacionais e deve cultivar autonomia para lidar com essas ferramentas. |
Títulos e ementas dos Tópicos:
TÓPICOS AVANÇADOS E: SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTICS AND GENRE PEDAGOGY IN LANGUAGE TEACHING (Profa. Jennifer Sarah Cooper)
Ementa: Serão estudados os fundamentos do ensino e aprendizagem de línguas a partir das teorias da linguística sistêmico funcional de Halliday e seguidores e da pedagogia de gênero da Escola de Sydney. Contemplaremos adaptações das estratégias para se adequar ao contexto brasileiro. As aulas serão conduzidas em inglês e os textos serão, na maior parte, na língua inglesa, com alguns em português ou espanhol.
TÓPICOS AVANÇADOS EM LINGUÍSTICA APLICADA: Contribuições de Michel Foucault para analistas de discurso (Profa. Cellina Muniz)
EMENTA: O curso tem por objetivo abordar alguns conceitos propostos por Michel Foucault ao longo das três fases de sua obra e que têm influência no arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD), tais como Formação Discursiva; Função Enunciativa; Procedimentos de controle dos sujeitos e discursos; Poder: técnicas disciplinares e biopoder; Tecnologias do eu.
Obs. O curso acontecerá pela manhã das quintas-feiras.
Título do Tópico: Análise avançada em sociolinguística (não aceita alunos especiais)
Ementa: Análise estatística avançada com o Pacote Estatístico Goldvarb X. Sequência/gênero textual na pesquisa variacionista: influência na seleção do objeto de estudo, na elaboração de hipóteses, nas decisões metodológicas e na explicação de resultados. Controle estatístico de sequência/gênero textual: problemas e possíveis soluções. Comparação variacionista intra e intergêneros textuais. Corpora alternativos para a pesquisa sociolinguística.
TÓPICOS AVANÇADOS EM LINGUÍSTICA APLICADA
Nome do Tópico: Comunicação Intercultural e Construção de Identidades
Profª Renata Archanjo (Está sendo pensada uma disciplina conjunta com uma professora colaboradora externa da Université Clermont Auvergne - França a ser confirmada nos próximos dias)
Quinta feira - Aceita alunos especiais
Ementa: Este curso abordará a relação entre linguagem, cultura, política e sociedade, buscando discutir os macro-conceitos de linguagem e identidade enquanto construções sociais e culturais. O foco central consiste em abordar os dois conceitos em sua relação de dependência e constitutividade. A sociedade contemporânea por meio do fenômeno da globalização que a simboliza será o pano de fundo para a compreensão das relações entre linguagem e identidade. Como forma de aprofundar a temática proposta, o curso trabalhará as concepções acerca do plurilinguismo e do pluriculturalismo e a comunicação intercultural e suas diferentes formas de impacto na construção de identidades. Trabalharemos questões específicas de construção da identidade como: identidade e língua; identidade e gênero; identidades nacionais e étnicas; e identidade e ensino.
TÓPICOS AVANÇADOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA
A GRAMÁTICA COGNITIVA DE LANGACKER
Professora: Maria Claudete Lima
EMENTA: Estudo da teoria da Gramática Cognitiva de Ronald Langacker. Visão da gramática como conceitualização. Noção de construto. Especificidade, focalização, proeminência e perspectiva. Classes gramaticais e construções. Estrutura oracional.
TÓPICO: CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS
PROFESSORES: Marcelo Amorim e Ana Graça Canan
EMENTA: Conceituações de cultura e interculturalidade e suas relações com a língua(gem). Estereótipos, generalizações e o estrangeiro em contextos de imersão e não imersão. Cultura e interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras.
Títulos e ementas dos Tópicos:
TÓPICOS AVANÇADOS EM LC I: CRÍTICA FEMINISTA E LITERATURA DE AUTORIA FEMININA (Prof. Mauro Dunder)
Ementa: Serão estudados os fundamentos do pensamento feminista contemporâneo, dos anos 1980 até hoje, e seu desdobramento em corrente crítica da literatura. Também serão abordadas as representações de gênero na literatura.
Nome do Tópico: ANÁLISE DO DISCURSO E TEORIAS DA ENUNCIAÇÃO Professora: Sulemi Fabiano Campos EMENTA: Diálogos teóricos estabelecidos no campo da Análise do Discurso pelas tendências formalista, sociológica e histórica, a partir da leitura de textos de M. Pêcheux, M. Foucault, M. Bakhtin, J. Authier-Revuz. Estudo dos postulados teóricos de domínio da Análise do Discurso Francesa. Processos discursivos sócio-históricos e ideologicamente contextualizados. Conceitos fundamentais: discurso x texto; história x memória, interdiscursividade; identidade x alteridade; subjetividade x assujeitamento; ideologia x formação discursiva; dialogismo, enunciação, polifonia e heterogeneidade enunciativa. A Análise do Discurso e sua contribuição para a pesquisa acadêmica e outras práticas profissionais. |
Nome do Tópico: Introdução à Estatística para Psicolinguística Professora: Mahayana C. Godoy EMENTA: Este curso introduz conceitos básicos de estatística para descrição, visualização e análise de dados quantitativos por meio de modelos lineares. O curso deve abordar apenas modelos simples, dando autonomia para que o aluno depois consiga se aprofundar de forma autodidata em modelos mais complexos. Seu objetivo é dar autonomia ao aluno para a) operacionalizar sua pergunta de pesquisa de maneira testável; b) pesquisar sobre testes estatísticos adequados para lidar com seus próprios dados; c) fazer suas próprias análises dentro do que se considera adequado para ciências experimentais. Todas as aulas serão dadas remotamente, com uso de ferramentas que permitam reunião online e interação síncrona e assíncrona entre professora e alunos. Durante o curso, usaremos a linguagem R para fazer nossas análises. O aluno não precisa saber programar em R, visto que o curso também é uma introdução a essa linguagem, mas deverá ter disposição para uso de ferramentas computacionais e deve cultivar autonomia para lidar com essas ferramentas. |
Título: Literaturas e o pensamento pós-colonial na América Latina francófona Professora: Danielle Grace de Almeida Ementa: Este curso pretende discutir alguns dos princípios basilares para os estudos ditos pós-coloniais e a sua relação com a construção de identidades na literatura latino-americana de expressão francesa. A luz das reflexões advindas dos estudos culturais e da crítica literária, pretende-se investigar o modo como se articulam o político e o literário na produção de autores/as francófonos/as de regiões como as Antilhas, a Guiana Francesa e o Haiti. Para isso, será preciso partir de conceitos produzidos por pensadores como os de Edouard Glissant (1996), Stuart Hall (1995; 2002), Alexandre Gefen (2007), María Lugonas (2014), Franz Fanon (2020) e de obras literárias escritas por autores/as como Simone Shwarz-Bart (1979), Marie-thérèse Picard (2011) e Evélyne Trouillot (2014).
|
Títulos e ementas dos Tópicos:
TÓPICOS AVANÇADOS E: SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTICS AND GENRE PEDAGOGY IN LANGUAGE TEACHING (Profa. Jennifer Sarah Cooper)
Ementa: Serão estudados os fundamentos do ensino e aprendizagem de línguas a partir das teorias da linguística sistêmico funcional de Halliday e seguidores e da pedagogia de gênero da Escola de Sydney. Contemplaremos adaptações das estratégias para se adequar ao contexto brasileiro. As aulas serão conduzidas em inglês e os textos serão, na maior parte, na língua inglesa, com alguns em português ou espanhol.
TÓPICOS AVANÇADOS EM LINGUÍSTICA APLICADA: Contribuições de Michel Foucault para analistas de discurso (Profa. Cellina Muniz)
EMENTA: O curso tem por objetivo abordar alguns conceitos propostos por Michel Foucault ao longo das três fases de sua obra e que têm influência no arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD), tais como Formação Discursiva; Função Enunciativa; Procedimentos de controle dos sujeitos e discursos; Poder: técnicas disciplinares e biopoder; Tecnologias do eu.
Obs. O curso acontecerá pela manhã das quintas-feiras.
Título do Tópico: Análise avançada em sociolinguística (não aceita alunos especiais)
Ementa: Análise estatística avançada com o Pacote Estatístico Goldvarb X. Sequência/gênero textual na pesquisa variacionista: influência na seleção do objeto de estudo, na elaboração de hipóteses, nas decisões metodológicas e na explicação de resultados. Controle estatístico de sequência/gênero textual: problemas e possíveis soluções. Comparação variacionista intra e intergêneros textuais. Corpora alternativos para a pesquisa sociolinguística.
TÓPICOS AVANÇADOS EM LINGUÍSTICA APLICADA
Nome do Tópico: Comunicação Intercultural e Construção de Identidades
Profª Renata Archanjo (Está sendo pensada uma disciplina conjunta com uma professora colaboradora externa da Université Clermont Auvergne - França a ser confirmada nos próximos dias)
Quinta feira - Aceita alunos especiais
Ementa: Este curso abordará a relação entre linguagem, cultura, política e sociedade, buscando discutir os macro-conceitos de linguagem e identidade enquanto construções sociais e culturais. O foco central consiste em abordar os dois conceitos em sua relação de dependência e constitutividade. A sociedade contemporânea por meio do fenômeno da globalização que a simboliza será o pano de fundo para a compreensão das relações entre linguagem e identidade. Como forma de aprofundar a temática proposta, o curso trabalhará as concepções acerca do plurilinguismo e do pluriculturalismo e a comunicação intercultural e suas diferentes formas de impacto na construção de identidades. Trabalharemos questões específicas de construção da identidade como: identidade e língua; identidade e gênero; identidades nacionais e étnicas; e identidade e ensino.
TÓPICOS AVANÇADOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA
A GRAMÁTICA COGNITIVA DE LANGACKER
Professora: Maria Claudete Lima
EMENTA: Estudo da teoria da Gramática Cognitiva de Ronald Langacker. Visão da gramática como conceitualização. Noção de construto. Especificidade, focalização, proeminência e perspectiva. Classes gramaticais e construções. Estrutura oracional.
TÓPICO: CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS
PROFESSORES: Marcelo Amorim e Ana Graça Canan
EMENTA: Conceituações de cultura e interculturalidade e suas relações com a língua(gem). Estereótipos, generalizações e o estrangeiro em contextos de imersão e não imersão. Cultura e interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras.
TÓPICOS AVANÇADOS EM LITERATURA COMPARADA (quintas-feiras)
PROF. SAMUEL ANDERSON DE OLIVEIRA LIMA
TÍTULO: Barroco e neobarroco na literatura ibero-americana: teorias e discussões
EMENTA: Estudo das teorias do barroco histórico do século XVII e suas relações com a Literatura. O neobarroco como movimento de resgate e redimensionamento do barroco histórico. O neobarroco na literatura latino-americana.