Disciplinas 2021.2

UFRN/CCHLA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM

PRÉVIA DO DEMONSTRATIVO DA OFERTA DE DISCIPLINAS PARA 2021.2

 

 

 

 

 

 

LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA

 

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

Componente(s)

 

1)Linguagem e Cognição

2) Linguísticas Discursivas e Enunc. e Estudo do Texto

 

Metodologia de Pesquisa em LTD

Tópicos em LTD

Tópicos em LTD

Docente(s)

 

1) Paulo Henrique Duque / Nedja Lucena (15h)

2) Graça,  Neto,  Passeggi, Sulemi

1)Nedja (15h)

2) Graça (15h)

3) Sulemi (15h)

4) Paulo (15h)

1. Mahayana - aceita alunos especiais; FÉRIAS EM SETEMBRO

3. Maria Alice (NÃO aceito alunos especiais - curso avançado); férias em outubro

4) Graça, Alessandra, João Neto, Passeggi - aceita alunos especiais

5) Maria Claudete Lima (aceita alunos especiais)

Sulemi Fabiano (aceito alunos especiais)

 

 

 

 

 

 

 

 

LINGUÍSTICA APLICADA

 

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

Componente(s)

 

1) Discurso, Cultura e Sociedade

Marilia, Renata e Penha - aceitamos especiais

2) Gêneros Textuais/Discursivos e Ensino

Metodologia de Pesquisa em LA

 Tópicos em LA

 

 Tópicos em LA

Docente(s)

 

1) Ivoneide Santos-Marques (15h)

2) Socorro Oliveira (60h)

Aceitamos alunos especiais

1) Glícia Azevedo Tinoco (15h)

2) Jennifer Sarah Cooper (15h)

3) Maria da Penha Casado Alves (15h)

Aceitamos alunos especiais

1)      Maria da Penha

2)      Cellina Muniz (manhã)

3)      Renata Archanjo

4)      Marcelo (30h)  e Ana Graça (15h)/ aceitamos alunos especiais

1)      Jennifer Sarah

(aceito alunos especiais) - FÉRIAS EM SETEMBRO

 

 

LITERATURA COMPARADA

 

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

Componente(s)

 

1) Literatura e Representações Sociais

 

 

Metodologia de Pesquisa em LC

 Tópicos em LC*

 Tópicos em LC

Docente(s)

 

1) Derivaldo dos Santos (aceita aluno especial)

2) Katia Aily

 

1)Regina Simon (aceita aluno especial)

2)Rosanne Araújo

3) Samuel Lima

 

  1. Derivaldo dos Santos (aceita aluno especial)

 

 

  1. Samuel Lima(não aceita aluno especial)

1.Mauro (aceita alunos especiais) - FÉRIAS EM SETEMBRO

 

2- Danielle Grace (aceita alunos especiais)

 

Títulos e ementas dos Tópicos:

TÓPICOS AVANÇADOS EM LC I: CRÍTICA FEMINISTA E LITERATURA DE AUTORIA FEMININA (Prof. Mauro Dunder)

Ementa: Serão estudados os fundamentos do pensamento feminista contemporâneo, dos anos 1980 até hoje, e seu desdobramento em corrente crítica da literatura. Também serão abordadas as representações de gênero na literatura.

Título: Literaturas e o pensamento pós-colonial na América Latina francófona

Professora: Danielle Grace de Almeida

Ementa:

Este curso pretende discutir alguns dos princípios basilares para os estudos ditos pós-coloniais e a sua relação com a construção de identidades na literatura latino-americana de expressão francesa. A luz das reflexões advindas dos estudos culturais e da crítica literária, pretende-se investigar o modo como se articulam o político e o literário na produção de autores/as francófonos/as de regiões como as Antilhas, a Guiana Francesa e o Haiti. Para isso, será preciso partir de conceitos produzidos por pensadores como os de Edouard Glissant (1996), Stuart Hall (1995; 2002), Alexandre Gefen (2007), María Lugonas (2014), Franz Fanon (2020) e de obras literárias escritas por autores/as como Simone Shwarz-Bart (1979), Marie-thérèse Picard (2011) e Evélyne Trouillot (2014).

 

TÓPICOS AVANÇADOS EM LITERATURA COMPARADA (quintas-feiras)

PROF. SAMUEL ANDERSON DE OLIVEIRA LIMA

TÍTULO: Barroco e neobarroco na literatura ibero-americana: teorias e discussões

EMENTA: Estudo das teorias do barroco histórico do século XVII e suas relações com a Literatura. O neobarroco como movimento de resgate e redimensionamento do barroco histórico. O neobarroco na literatura latino-americana.

 

Nome do Tópico: ANÁLISE DO DISCURSO E TEORIAS DA ENUNCIAÇÃO

Professora: Sulemi Fabiano Campos

EMENTA: Diálogos teóricos estabelecidos no campo da Análise do Discurso pelas tendências formalista, sociológica e histórica, a partir da leitura de textos de M. Pêcheux, M. Foucault, M. Bakhtin, J. Authier-Revuz. Estudo dos postulados teóricos de domínio da Análise do Discurso Francesa. Processos discursivos sócio-históricos e ideologicamente contextualizados. Conceitos fundamentais: discurso x texto; história x memória, interdiscursividade; identidade x alteridade; subjetividade x assujeitamento; ideologia x formação discursiva; dialogismo, enunciação, polifonia e heterogeneidade enunciativa. A Análise do Discurso e sua contribuição para a pesquisa acadêmica e outras práticas profissionais.

 

Nome do Tópico: Introdução à Estatística para Psicolinguística

Professora: Mahayana C. Godoy

EMENTA: Este curso introduz conceitos básicos de estatística para descrição, visualização e análise de dados quantitativos por meio de modelos lineares. O curso deve abordar apenas modelos simples, dando autonomia para que o aluno depois consiga se aprofundar de forma autodidata em modelos mais complexos. Seu objetivo é dar autonomia ao aluno para a) operacionalizar sua pergunta de pesquisa de maneira testável; b) pesquisar sobre testes estatísticos adequados para lidar com seus próprios dados; c) fazer suas próprias análises dentro do que se considera adequado para ciências experimentais. Todas as aulas serão dadas remotamente, com uso de ferramentas que permitam reunião online e interação síncrona e assíncrona entre professora e alunos.

Durante o curso, usaremos a linguagem R para fazer nossas análises. O aluno não precisa saber programar em R, visto que o curso também é uma introdução a essa linguagem, mas deverá ter disposição para uso de ferramentas computacionais e deve cultivar autonomia para lidar com essas ferramentas.

 

 

 

Títulos e ementas dos Tópicos:

TÓPICOS AVANÇADOS E: SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTICS AND GENRE PEDAGOGY IN LANGUAGE TEACHING  (Profa. Jennifer Sarah Cooper)

Ementa: Serão estudados os fundamentos do ensino e aprendizagem de línguas a partir das teorias da linguística sistêmico funcional de Halliday e seguidores e da pedagogia de gênero da Escola de Sydney. Contemplaremos adaptações das estratégias para se adequar ao contexto brasileiro. As aulas serão conduzidas em inglês e os textos serão, na maior parte, na língua inglesa, com alguns em português ou espanhol.

 

TÓPICOS AVANÇADOS EM LINGUÍSTICA APLICADA: Contribuições de Michel Foucault para analistas de discurso (Profa. Cellina Muniz)

EMENTA: O curso tem por objetivo abordar alguns conceitos propostos por Michel Foucault ao longo das três fases de sua obra e que têm influência no arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD), tais como Formação Discursiva; Função Enunciativa; Procedimentos de controle dos sujeitos e discursos; Poder: técnicas disciplinares e biopoder; Tecnologias do eu.

Obs. O curso acontecerá pela manhã das quintas-feiras.

 

Título do Tópico: Análise avançada em sociolinguística (não aceita alunos especiais)

Ementa: Análise estatística avançada com o Pacote Estatístico Goldvarb X. Sequência/gênero textual na pesquisa variacionista: influência na seleção do objeto de estudo, na elaboração de hipóteses, nas decisões metodológicas e na explicação de resultados. Controle estatístico de sequência/gênero textual: problemas e possíveis soluções. Comparação variacionista intra e intergêneros textuais. Corpora alternativos para a pesquisa sociolinguística.

 

TÓPICOS AVANÇADOS EM LINGUÍSTICA APLICADA

Nome do Tópico: Comunicação Intercultural e Construção de Identidades

Profª Renata Archanjo (Está sendo pensada uma disciplina conjunta com uma professora colaboradora externa da Université Clermont Auvergne - França a ser confirmada nos próximos dias)

Quinta feira - Aceita alunos especiais

Ementa: Este curso abordará a relação entre linguagem, cultura, política e sociedade, buscando discutir os macro-conceitos de linguagem e identidade enquanto construções sociais e culturais. O foco central consiste em abordar os dois conceitos em sua relação de dependência e constitutividade. A sociedade contemporânea por meio do fenômeno da globalização que a simboliza será o pano de fundo para a compreensão das relações entre linguagem e identidade. Como forma de aprofundar a temática proposta, o curso trabalhará as concepções acerca do plurilinguismo e do pluriculturalismo e a comunicação intercultural e suas diferentes formas de impacto na construção de identidades. Trabalharemos questões específicas de construção da identidade como: identidade e língua; identidade e gênero; identidades nacionais e étnicas; e identidade e ensino.

TÓPICOS AVANÇADOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA

 

A GRAMÁTICA COGNITIVA DE LANGACKER

 

Professora: Maria Claudete Lima

           

EMENTA: Estudo da teoria da Gramática Cognitiva de Ronald Langacker. Visão da gramática como conceitualização. Noção de construto. Especificidade, focalização, proeminência e perspectiva. Classes gramaticais e construções. Estrutura oracional.

 

 

TÓPICO: CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS

 

PROFESSORES: Marcelo Amorim e Ana Graça Canan

 

 

EMENTA: Conceituações de cultura e interculturalidade e suas relações com a língua(gem). Estereótipos, generalizações e o estrangeiro em contextos de imersão e não imersão. Cultura e interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras.

 

Títulos e ementas dos Tópicos:

TÓPICOS AVANÇADOS EM LC I: CRÍTICA FEMINISTA E LITERATURA DE AUTORIA FEMININA (Prof. Mauro Dunder)

Ementa: Serão estudados os fundamentos do pensamento feminista contemporâneo, dos anos 1980 até hoje, e seu desdobramento em corrente crítica da literatura. Também serão abordadas as representações de gênero na literatura.

 

Nome do Tópico: ANÁLISE DO DISCURSO E TEORIAS DA ENUNCIAÇÃO

Professora: Sulemi Fabiano Campos

EMENTA: Diálogos teóricos estabelecidos no campo da Análise do Discurso pelas tendências formalista, sociológica e histórica, a partir da leitura de textos de M. Pêcheux, M. Foucault, M. Bakhtin, J. Authier-Revuz. Estudo dos postulados teóricos de domínio da Análise do Discurso Francesa. Processos discursivos sócio-históricos e ideologicamente contextualizados. Conceitos fundamentais: discurso x texto; história x memória, interdiscursividade; identidade x alteridade; subjetividade x assujeitamento; ideologia x formação discursiva; dialogismo, enunciação, polifonia e heterogeneidade enunciativa. A Análise do Discurso e sua contribuição para a pesquisa acadêmica e outras práticas profissionais.

 

 

 

Nome do Tópico: Introdução à Estatística para Psicolinguística

Professora: Mahayana C. Godoy

EMENTA: Este curso introduz conceitos básicos de estatística para descrição, visualização e análise de dados quantitativos por meio de modelos lineares. O curso deve abordar apenas modelos simples, dando autonomia para que o aluno depois consiga se aprofundar de forma autodidata em modelos mais complexos. Seu objetivo é dar autonomia ao aluno para a) operacionalizar sua pergunta de pesquisa de maneira testável; b) pesquisar sobre testes estatísticos adequados para lidar com seus próprios dados; c) fazer suas próprias análises dentro do que se considera adequado para ciências experimentais. Todas as aulas serão dadas remotamente, com uso de ferramentas que permitam reunião online e interação síncrona e assíncrona entre professora e alunos.

Durante o curso, usaremos a linguagem R para fazer nossas análises. O aluno não precisa saber programar em R, visto que o curso também é uma introdução a essa linguagem, mas deverá ter disposição para uso de ferramentas computacionais e deve cultivar autonomia para lidar com essas ferramentas.

 

 

Título: Literaturas e o pensamento pós-colonial na América Latina francófona

Professora: Danielle Grace de Almeida

Ementa:

Este curso pretende discutir alguns dos princípios basilares para os estudos ditos pós-coloniais e a sua relação com a construção de identidades na literatura latino-americana de expressão francesa. A luz das reflexões advindas dos estudos culturais e da crítica literária, pretende-se investigar o modo como se articulam o político e o literário na produção de autores/as francófonos/as de regiões como as Antilhas, a Guiana Francesa e o Haiti. Para isso, será preciso partir de conceitos produzidos por pensadores como os de Edouard Glissant (1996), Stuart Hall (1995; 2002), Alexandre Gefen (2007), María Lugonas (2014), Franz Fanon (2020) e de obras literárias escritas por autores/as como Simone Shwarz-Bart (1979), Marie-thérèse Picard (2011) e Evélyne Trouillot (2014).

 

 

Títulos e ementas dos Tópicos:

TÓPICOS AVANÇADOS E: SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTICS AND GENRE PEDAGOGY IN LANGUAGE TEACHING  (Profa. Jennifer Sarah Cooper)

Ementa: Serão estudados os fundamentos do ensino e aprendizagem de línguas a partir das teorias da linguística sistêmico funcional de Halliday e seguidores e da pedagogia de gênero da Escola de Sydney. Contemplaremos adaptações das estratégias para se adequar ao contexto brasileiro. As aulas serão conduzidas em inglês e os textos serão, na maior parte, na língua inglesa, com alguns em português ou espanhol.

 

 

TÓPICOS AVANÇADOS EM LINGUÍSTICA APLICADA: Contribuições de Michel Foucault para analistas de discurso (Profa. Cellina Muniz)

EMENTA: O curso tem por objetivo abordar alguns conceitos propostos por Michel Foucault ao longo das três fases de sua obra e que têm influência no arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD), tais como Formação Discursiva; Função Enunciativa; Procedimentos de controle dos sujeitos e discursos; Poder: técnicas disciplinares e biopoder; Tecnologias do eu.

Obs. O curso acontecerá pela manhã das quintas-feiras.

 

Título do Tópico: Análise avançada em sociolinguística (não aceita alunos especiais)

Ementa: Análise estatística avançada com o Pacote Estatístico Goldvarb X. Sequência/gênero textual na pesquisa variacionista: influência na seleção do objeto de estudo, na elaboração de hipóteses, nas decisões metodológicas e na explicação de resultados. Controle estatístico de sequência/gênero textual: problemas e possíveis soluções. Comparação variacionista intra e intergêneros textuais. Corpora alternativos para a pesquisa sociolinguística.

 

TÓPICOS AVANÇADOS EM LINGUÍSTICA APLICADA

Nome do Tópico: Comunicação Intercultural e Construção de Identidades

Profª Renata Archanjo (Está sendo pensada uma disciplina conjunta com uma professora colaboradora externa da Université Clermont Auvergne - França a ser confirmada nos próximos dias)

Quinta feira - Aceita alunos especiais

Ementa: Este curso abordará a relação entre linguagem, cultura, política e sociedade, buscando discutir os macro-conceitos de linguagem e identidade enquanto construções sociais e culturais. O foco central consiste em abordar os dois conceitos em sua relação de dependência e constitutividade. A sociedade contemporânea por meio do fenômeno da globalização que a simboliza será o pano de fundo para a compreensão das relações entre linguagem e identidade. Como forma de aprofundar a temática proposta, o curso trabalhará as concepções acerca do plurilinguismo e do pluriculturalismo e a comunicação intercultural e suas diferentes formas de impacto na construção de identidades. Trabalharemos questões específicas de construção da identidade como: identidade e língua; identidade e gênero; identidades nacionais e étnicas; e identidade e ensino.

TÓPICOS AVANÇADOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA

 

A GRAMÁTICA COGNITIVA DE LANGACKER

 

Professora: Maria Claudete Lima

 

EMENTA: Estudo da teoria da Gramática Cognitiva de Ronald Langacker. Visão da gramática como conceitualização. Noção de construto. Especificidade, focalização, proeminência e perspectiva. Classes gramaticais e construções. Estrutura oracional.

 

 

TÓPICO: CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS

 

PROFESSORES: Marcelo Amorim e Ana Graça Canan

 

EMENTA: Conceituações de cultura e interculturalidade e suas relações com a língua(gem). Estereótipos, generalizações e o estrangeiro em contextos de imersão e não imersão. Cultura e interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras.

 

 

TÓPICOS AVANÇADOS EM LITERATURA COMPARADA (quintas-feiras)

PROF. SAMUEL ANDERSON DE OLIVEIRA LIMA

TÍTULO: Barroco e neobarroco na literatura ibero-americana: teorias e discussões

EMENTA: Estudo das teorias do barroco histórico do século XVII e suas relações com a Literatura. O neobarroco como movimento de resgate e redimensionamento do barroco histórico. O neobarroco na literatura latino-americana. 

Notícia cadastrada em: 01/07/2021 11:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao