MARCAS LINGUÍSTICAS DA ARGUMENTAÇÃO: OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave: Livro didático, Marcas Linguísticas, Operadores Argumentativos.
O livro didático é um dos principais recursos utilizados pelo professor em sala de aula. Nele, encontramos toda uma sequência conteudística que orienta e auxilia a aprendizagem do aluno. Este material vem sendo objeto de vários estudos e de constantes reflexões no meio educacional. Para contribuir com esse debate, esta dissertação tem como objeto de análise o livro didático de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental. Verificando a intensificação da questão argumentativa nesse nível de ensino, nossa pesquisa tem por objetivo analisar a presença de marcas linguísticas da argumentação, especificamente aquelas que a literatura tem nomeado de operadores argumentativos ou conjunções. Essas marcas são responsáveis pela relação semântica do texto. A fim de alcançarmos nosso objetivo elegemos como aporte teórico os estudos de Koch (1998, 2011, 2016), Marcuschi (2008, 2012), entre outros. Além disso, tomamos como base os documentos oficiais dirigidos para a Educação Básica e Ensino Fundamental, os PCN (1997), LDB, Diretrizes Curriculares e o PNLD DE 2017. Para desenvolver nossa pesquisa, realizamos o levantamento bibliográfico e documental. Do ponto de vista da abordagem, a investigação se configura como qualitativa e quantitativa, considerando que analisamos os dados de forma subjetiva e também realizamos uma classificação das ocorrências apresentadas nos resultados analisados. Os resultados da análise demonstram que as marcas linguísticas da argumentação estão presentes em todo o livro didático. Os estudos dos operadores argumentativos (conjunções) permeiam todo o livro, porém, de forma bastante tímida.