Complexidade textual em itens de avaliação em larga escala: proposta de um mecanismo analítico
Complexidade textual; Domínio cognitivo; Item de avaliação; Tipo de discurso; Tópico discursivo.
Esta tese tem por objetivo precípuo propor um mecanismo analítico para identificar, com base em critérios relacionados à estrutura do texto, o grau de Complexidade Textual (CT) de um item de avaliação em larga escala. De forma específica, objetivamos: (a) refletir sobre a noção de complexidade textual; (b) propor critérios relativos à dimensão composicional do texto para mensurar o grau de complexidade de itens de avaliação em larga escala; (c) aplicar a noção de domínio cognitivo à análise da complexidade de itens de avaliação. Adotamos uma concepção objetiva estrutural de CT que diz respeito à relação de atributos composicionais de um texto que o tornam mais ou menos complexo. Trata-se de uma perspectiva diferente das que fundamentam os estudos realizados até então sobre CT, os quais, normalmente, tomam como base o léxico e a estrutura sintática. Para cumprirmos tal intento, partimos de duas abordagens dos estudos do texto para estabelecer categorias de análise da CT. O Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) apontou os tipos de discurso como categoria. A Perspectiva Textual-Interativa (PTI) apresentouo tópico discursivo. Além dessas abordagens, consideramos a Taxonomia de Bloom (TB), que demonstrou atributos relativos ao domínio cognitivo mobilizado pelo texto. Como a pesquisa está centrada na compreensão e explicação desse fenômeno, trata-se de um trabalho qualitativo quanto à abordagem e aplicado quanto à natureza. Considerando, ainda, que intentamos discutir o fenômeno com vistas a torná-lo mais explícito e construir hipóteses, situamo-nos no campo da pesquisa exploratória. O mecanismo analítico proposto compreende, então, dois critérios: a dimensão composicional (tipos de discurso e tópico discursivo) e a dimensão cognitiva (domínio cognitivo). Com base nos tipos de discurso, são previstos os seguintes atributos: discurso interativo, discurso teórico, relato interativo, narração. Com base no tópico discursivo, os atributos são: um ou mais de um tópico, tópico com ou sem desdobramento, relação de concernência implícita ou explícita. Por fim, os atributos do domínio cognitivo são: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Com base nesses atributos, são identificadas escalas de complexidade com base nas quais um item pode ser considerado, do ponto de vista textual, mais ou menos complexo. A viabilidade desse mecanismo foi aplicada a um corpus composto por 24 itens da prova do ENEM de 2016. Concluímos que a complexidade textual é uma questão que deve ser considerada na ampla discussão sobre como elaborar e aplicar um item de avaliação em larga escala.