RAP, MULHERES E NORDESTE: CONEXÕES EM UM DISCURSO DE
EMPODERAMENTO
Análise do Discurso; Empoderamento feminino; Rap; Mulheres; Nordeste.
A cena hip hop do Nordeste, em expansão e fortalecimento constante, garante aos
debates circulantes na atualidade frutíferas colaborações, destacando-se dentre elas
os raps compostos por grupos majoritariamente femininos, cujo interesse se mostra
orientado às dinâmicas de poder e às contingências que as envolvem. Tendo em vista a
crescente irrupção e relevância das produções lítero-musicais ligadas a essa tônica, o
presente estudo objetiva compreender como se dá a construção do discurso de
empoderamento ressoante em três canções de rap assinadas por mulheres nordestinas
dos grupos Donas (Recife/PE), Caboclas MC’s (Mossoró/RN e Natal/RN) e Sinta a
Liga Crew (João Pessoa/PB). Dessa forma, esta pesquisa se debruça sobre um lugar
não-formal de produção do conhecimento, no que atende à perspectiva da Linguística
Aplicada como área de investigação. A abordagem teórica está ancorada nos
pressupostos de Maingueneau (1997, 2006, 2008, 2013), conjugando no essencial com
os estudos sobre empoderamento feminino e nordestino (ALBUQUERQUE JR, 2001;
SARDENBERG, 2006; BAQUERO, 2012, entre outros) e elemento rap no
movimento hip hop (SALLES, 2007; ZANETTI; SOUZA, 2008; TEPERMAN, 2015;
AMARAL; CARRIL, 2015). A análise indica a configuração do discurso de
empoderamento pautada, em suma, pelos seguintes pontos: a afirmação do eu com base
na ideia de pertencimento ao gênero identitário, às raízes regionais e ao nicho artístico-
cultural; e o posicionamento de embate frente às convenções sociais marcado por uma
voz predominantemente coletiva.