A Tecnologia Digital Móvel em uma Abordagem Híbrida: O papel do Feedback no Desenvolvimento da Produção Oral em Inglês como L2
aprendizagem de L2; produção oral; tipo de feedback; Whatsapp
Este estudo tem como objetivo investigar como a prática sistemática com o WhatsApp e dois tipos diferentes de feedback influenciam o desenvolvimento das habilidades orais dos aprendizes de L2. Cinquenta e quatro aprendizes de Inglês como L2 foram divididos em grupo experimental e grupo de controle. Ambos os grupos foram expostos a uma experiência híbrida para o desenvolvimento da produção oral com o WhatsApp durante 2 meses e responderam a um questionário sobre suas percepções acerca da experiência. O grupo controle recebeu feedback baseado no conteúdo, ou seja, referente à mensagem em si. Já o grupo experimental recebeu feedback baseado na gramática, apontando correções explícitas em relação à forma. Por meio de um pré e pós-teste, verificamos se o uso da tecnologia digital móvel e os tipos distintos de feedback impactaram a produção oral dos participantes, no que concerne à acurácia gramatical, à densidade lexical ponderada e à fluência. Os resultados indicam que o uso do WhatsApp como ferramenta para praticar a produção oral teve um impacto positivo no desenvolvimento da acurácia gramatical dos participantes. Além disso, os resultados sugerem que o feedback baseado em gramática pode ser mais eficaz do que o feedback baseado em conteúdo, no que diz respeito à acurácia gramatical. Por fim, nossos achados sinalizam que os aprendizes julgaram benéfico o uso do WhatsApp para desenvolverem sua produção oral e para receberem feedback sobre ela.