A NARRATIVA SOBRE O MAR: O UNIVERSO MARÍTIMO FICCIONAL DE MOACIR COSTA LOPES
Romance marítimo, Moacir Lopes, Crítica integrativa.
Nenhum romancista brasileiro até então elegeu a temática marítima como centro de seu universo literário como fez o escritor cearense Moacir Costa Lopes. Em suas narrativas, existe a configuração de um contexto social marítimo através da apresentação da vida dos marinheiros, seus problemas e dificuldades e da vivência em alto-mar e nos navios. Além disso, as obras se caracterizam pela representação de um quadro histórico e social muito evidente, tais como: a Segunda Guerra Mundial, as cidades de Recife e Natal no período da guerra, a Revolta da Chibata e a Gripe Espanhola. Seus romances trazem um forte teor social atrelado a uma técnica narrativa densamente trabalhada que apresenta uma estruturação desconcertante, destacando a mistura entre vários tempos, a utilização de várias perspectivas narrativas, uma vasta representação de personagens com características ora tipificadas, ora mais complexas, um espaço social e psicológico influenciador da vida dos seres que nele vivem, bem como a atmosfera fantástica e a linguagem simbólica. Na presente pesquisa, nosso objetivo é realizar um estudo de duas narrativas bem representativas da produção de Lopes que versam sobre o mar, Maria de cada porto, seu primeiro romance, publicado em 1959, e Belona, latitude noite, seu quinto romance, publicado em 1968. Nosso método de análise baseia-se em uma abordagem dialética da crítica integrativa proposta por Antonio Candido (2006), que considera as dimensões formal e social do texto literário como integrantes de um mesmo processo analítico. Com esse estudo, realizamos uma investigação em torno do contexto social configurado no universo marítimo ficcional de Moacir Lopes, vendo de que modo se internaliza na estrutura das obras, fazendo parte de um todo composicional.